out 13 2013

Artigos: Espaço Geográfico

ESPAÇO GEOGRÁFICO UNO E MÚLTIPLO. Artigo de autoria da Dra. Dirce Maria Antunes Suertegaray, apresentado à revista “Scripta Nova -REVISTA ELECTRÓNICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES – Nueva serie de Geo Crítica. Cuadernos Críticos de Geografía Humana – Universidad de Barcelona”, que pretende realizar uma compreensão objetiva dos conceitos balizadores da ciência geográfica: O espaço geográfico. Para isso trabalha-se conceitos de espaço, território, paisagem, lugar, ambiente, etc. Clique aqui para ler o artigo.

REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA. Este artigo dos autores: Matusalém de Brito Duarte e Vandeir Robson da Silva Matias, discute o espaço a partir da corrente fenomenológica, como aprofundamento da compreensão teórica em torno dessa categoria chave da Geografia. Isso, considerando que o espaço é objeto de estudo de vários pesquisadores: matemáticos, filósofos, geógrafos, psicólogos, sociólogos, pela sua íntima relação com a percepção e com a representação. Este artigo foi publicado originalmente na revista Caminhos de Geografia – on-line; nº 17 (16) 190-196 – outubro/2005, editada pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Clique aqui para ler o artigo.

O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM QUESTÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE RENOVAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. De autoria de Noemia Ramos Vieira, este texto busca contribuir com algumas reflexões de natureza teórico-epistemológicas do ensino de Geografia, além de apontar uma alternativa pedagógico-metodológica para trabalhar em sala de aula, com alunos de 5ª série. Este trabalho justifica-se pelo desafio atualmente proposto ao professor de Geografia do ensino básico, que é o de incorporar no processo de ensino-aprendizagem as inovações teórico-metodológicas vividas pela ciência geográfica nos últimos anos. “Especialistas da área do ensino têm insistido na necessidade do professor levar o aluno a compreender o espaço geográfico como resultado de múltiplas determinações, determinações estas naturais e histórico-sociais”. (Trecho extraído do resumo do trabalho). Clique aqui para ler o artigo.

A ARTE DE REPRESENTAR COMO RECONHECIMENTO DO MUNDO: O ESPAÇO GEOGRÁFICO, O CINEMA E O IMAGINÁRIO SOCIAL.  “O propósito do presente artigo é convocar o debate a respeito da Arte como possibilidade de leitura e interpretação do espaço socialmente construído. Conduzimos nosso pensamento na direção das imbricações entre o fazer arte e o fazer ciência, buscando abrir um campo de reflexões sem a coerção dos balizamentos racionalistas do discurso da verdade absoluta.” (Trecho extraído do resumo do trabalho). Artigo de autoria de Jorge Luiz Barbosa (Universidade Federal Fluminense), publicado originalmente na revista GEOgraphia (publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense), ano II – nº 3 -2000 – páginas 69-88. Clique aqui para ler o artigo.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.