jan 21 2016

AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO (AEM)

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM, do original em inglês MA) é um programa de pesquisas sobre mudanças ambientais e suas tendências para as próximas décadas, lançado em 2001, pelas Nações Unidas e concluída em 2005, há um custo de 24 milhões de dólares. O estudo teve como foco o uso e depredação dos recursos naturais do planeta. O relatório inicial alerta que o planeta está atingindo um grau irreparável de depredação de seus recursos naturais, pois estamos vivendo além dos nossos meios.O relatório conclui que as consequências negativas desta degradação podem se agravar significativamente nos próximos 50 anos.

O quadro a seguir, apresenta a forma como nossa sociedade tende a substituir elementos naturais oferecidos pelos chamados “serviços ecossistêmicos” por aparatos tecnológicos, sem entender que eles coexistem e caminham juntos para garantir condições fundamentais para o bem-estar humano.

avaliacao2Entenda o significado do gráfico apresentado, assistindo ao vídeo:

Obs. Os direitos autorais deste vídeo, pertencem aos proprietários do mesmo. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube – site de vídeos da internet.

Confira o “Relatório-síntese da Avaliação Ecossistêmica do Milênio”, em Português, no endereço: http://www.millenniumassessment.org/documents/document.446.aspx.pdf


Confira material em PDF produzido por Rodrigo Victor do Instituto Florestal de São Paulo, facilitando o entendimento do que é a “Avaliação Ecossistêmica do Milênio” no endereço: http://www.mma.gov.br/estruturas/conabio/_arquivos/Rodrigo%20Victor.pdf

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.