jan 18 2014

Bibliotecas Virtuais

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO (Biblioteca digital desenvolvida em software livre). Lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), este portal propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal”. (Fernando Haddad, Ministro de Estado da Educação). Vale a pena você acessar e conhecer este site.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/


BIBLIOTECA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Através desta página, você terá acesso a diversos textos das mais variadas áreas: Geografia, Biologia, Cidadania, Ciências Sociais, Comunicação, Comportamento, Cultura, Direito, Educação, Filosofia, Física, História, Língua Portuguesa, Matemática, Meio Ambiente, Química, Tecnologia e Documentos diversos.

A página em questão, faz parte do Portal da Educação Pública do Rio de Janeiro, que propõe uma reflexão e interação numa rede de educadores. Visite, e conheça este importante trabalho.

Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/index.html


BVC (Biblioteca Virtual sobre Corrupção). Esta biblioteca virtual, foi lançada em abril de 2007 pela Controladoria-Geral da União (CGU), e reúne documentos, artigos, teses, notícias, eventos, apresentações e outros materiais relacionados ao tema. O enfoque é o da prevenção como estratégia de combate à corrupção.

O banco de dados virtual tem como objetivo, além de promover a pesquisa e a divulgação de informações sobre corrupção e assuntos afins, estimular o controle social e o exercício da cidadania por meio da difusão do conhecimento. O acesso à BVC é livre e gratuito”. (Texto extraído da página de apresentação).

Lançada com um acervo de aproximadamente 500 documentos entre artigos, teses e estudos científicos relacionados à corrupção, incluindo textos de organismos internacionais. Possui uma periódica atualização de acervo, sendo todo o conteúdo de domínio público ou obtido através de prévia autorização dos proprietários dos direitos autorais.

A criação e manutenção da Biblioteca Virtual sobre Corrupção são ações da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI) da Controladoria-Geral da União que visam à promoção e difusão da pesquisa e do conhecimento”.

Disponível em: https://bvc.cgu.gov.br/home.jsp


BIBLIO (Biblioteca Virtual de Literatura). Aqui você tem acesso a obras em domínio público dos maiores autores de nossa língua para leitura imediata.

Não possuímos resumos ou resenhas, só textos completos e respeitando a linguagem da época”. (Texto literal da página da Biblio).

Leia grandes clássicos de autores como: Raul Pompéia, Afonso Arinos, Alcântara Machado, Lima Barreto, Eça de Queiroz, Coelho Neto, entre outros. Os livros são apresentados para leitura, na própria interface do site.

Disponível em: http://www.biblio.com.br/


BIBLIOTECA IBGE (O acervo do IBGE disponível na internet). Aqui, você encontrará inúmeros documentos na forma de livros, monografias, vídeos, revistas (em destaque: A Revista Brasileira de Geografia) entre outros.

Criada a partir da fusão das Bibliotecas do Instituto Brasileiro de Estatística e Instituto Brasileiro de Geografia, a Biblioteca do IBGE possui um acervo com cerca de 50 mil monografias, 1150 títulos de periódicos, 20 mil mapas e cartas, 30 mil documentos sobre divisão territorial do Brasil, 80 mil fotos, entre outros. Dentre as coleções que compõem os acervos, cabe destacar a Coleção Ibegeana, que registra a evolução das pesquisas e estudos desenvolvidos pela Instituição desde a sua criação, a Brasiliana com estudos de autores nacionais e estrangeiros, e as Obras Raras que reúnem documentos de expressivo valor histórico nas áreas de estatística, geografia, com destaque para os recenseamentos de 1870, 1872 e 1890, bem como demais documentos editados em meados do século XIX, inicio do século XX”. (Texto extraído da página de apresentação da biblioteca).

Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/


SciELO (Scientific Electronic Library Online). Esta é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

“O objetivo do site SciELO é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca”. “A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação. A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação”. (Textos da página inicial de apresentação do site).

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.