jan 23 2016

Biomas do Brasil: “CERRADO” – Parte I

Aspecto do Cerrado Matogrossense - Foto: João Paulo Meira Marinho

Aspecto do Cerrado Matogrossense – Foto: João Paulo Meira Marinho

Das savanas tropicais
Do cerrado brasileiro
Carnes, leites e cereais
Viajam ao mundo inteiro
Os olhos famintos do mundo
Voltam-se ao continente
Os frutos daqui oriundos
Chegam ao longínquo Oriente

Geovane Alves de Andrade

Com a poesia apresentada acima, abrimos esta postagem onde a ideia é discutir definições e conceitos sobre o bioma cerrado, um dos mais importantes do Brasil. Outras poesias podem ser visualizadas no livro: “Poesias sobre o Cerrado“, elaborado a partir do IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais. CLIQUE AQUI para acessar este livro”

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em seu portal oficial, o “Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade”. (Trecho extraido da página “CERRADO” do portal do MMA).

Apresentando grande diversidade de fauna e flora, este bioma se apresenta também com grande importância social, já que muitas populações sobrevivem de seus variados recursos naturais. Entre essas pessoas podem ser citados os quilombolas, indígenas, geraizeiros, quebradeiras de coco babaçu, ribeirinhos, entre outros.

Segundo o site: Cerratinga: Produção Sustentável e Consumo Consciente, em sus página: “População do Cerrado,o Cerrado abriga 216 terras indígenas (TIs) e 83 diferentes etnias. No entanto, a grande maioria das TIs não passou por um processo de regularização fundiária. Tal condição resulta em sérios conflitos fundiários, os quais têm sido um dos fatores de ameaça de extinção para diversos grupos indígenas.

No caso de comunidades quilombolas, no Brasil existem hoje cerca de 1700 comunidades certificadas pela Fundação Palmares. No entanto, até 2012, segundo o INCRA, apenas cerca de 200 comunidades tiveram suas terras tituladas. No Cerrado, onde a disputa por terras para a produção de commodities cresce a cada dia, a situação das comunidades quilombolas que aguardam a demarcação e desintrusão de seus territórios é crítica“.

Do ponto de vista dos recursos naturais, pode ser descrito 11 tipos principais de vegetação, organizadas em três grupos: as formações FLORESTAIS (Mata Ciliar; Mata de Galeria; Mata Seca e Cerradão); as formações SAVÂNICAS (Cerrado – sentido restrito; Parque de Cerrado; Palmeiral e Vereda) e as formações CAMPESTRES (Campo Sujo; Campo Limpo e Campo Rupestre). Desta maneira, considerando ainda os subtipos neste sistema, podem ser reconhecidos 25 tipos de vegetação. (RIBEIRO e WALTER. Portal da Embrapa. Ver referências no final desta postagem).

Desta maneira, podemos perceber que o conhecimento sobre o bioma cerrado é de ffundamental importância, para procurar garantir sua preservação e sustentabilidade, já que segundo o Ministério do meio Ambiente, este bioma é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre porteção integral (apenas 8,21% do território do Cerrado está protegido por Unidades e Conservação, sendo que deste total, 2,,85% são Unidades de Conservação de Proteção Integral e 5, 36% são Unidades de Conservação de Uso Sustentável, incluindo RPPNs). (http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado).

Apresentamos a seguir alguns vídeos e links para você enriquecer o conhecimento sobre o bioma Cerrado.

01 – CERRADO: BERÇO DAS ÁGUAS DO BRASIL

02 – VOCÊ CONHECE O CERRADO?


REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Geovane Alves de. Poesias sobre o cerrado. In: IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais. Disponível em: http://simposio.cpac.embrapa.br/simposio_pc210/outros/poesias.pdf. <Acesso em: 23/01/2016>.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Bioma Cerrado. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado. <Acesso em: 23/01/2016>.

CERRATINGA. População do Cerrado. Disponível em: http://www.cerratinga.org.br/cerrado/populacao/. Disponível em: <23/01/2016>.

RIBEIRO, José Felipe; WALTER, Bruno Machado. Tipos de Vegetação do Bioma Cerrado. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_23_911200585232.html. <Acesso em: 23/01/2016>.


DICAS PARA ENRIQUECER SEU CONHECIMENTO SOBRE O TEMA:


Cerrado Matogrossense - Salto do Céu/MT - Foto: João Paulo Meira Marinho

Cerrado Matogrossense – Salto do Céu/MT – Foto: João Paulo Meira Marinho

Obs. Os direitos autorais destes vídeos, pertencem aos proprietários do mesmo. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube – site de vídeos da internet.

CONFIRA TAMBÉM A SEGUNDA POSTAGEM COM MAIS VÍDEOS E LINKS SOBRE O BIOMA CERRADO

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 3 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.