«

»

dez 31 2015

Cidades brasileiras em imagens: Taubaté/SP

Taubaté foi fundada pelo sertanista Capitão Jacques Félix, por volta de 1640. Ela foi o primeiro núcleo de povoamento oficialmente formado no vale do rio Paraíba do Sul, cuja extensão, em seu segmento paulista, estende-se desde o Arujá até Bananal, ou seguindo-se o próprio curso do rio desde Guararema até Queluz. Localizada nas coordenadas geográficas: 23º01’35” de Latitude Sul e 45º33’19” de Longitude Oeste, a cidade está a 580 metros de altitude e possui uma área de 627,4 km2 de extensão.

Segundo o Professor Antônio Carlos Argôllo Andrade (Historiógrafo /DMPAH), o nome Taubaté corresponde a uma variação do vocábulo “tabaité”, que na língua tupi significa “aldeia que fica no alto”, em referência à aldeia Guaianá que na época da fundação do povoado, localizava-se no alto da colina do atual Cristo Redentor. Ainda segundo o Professor, as primeiras famílias de povoadores de Taubaté deram origem aos troncos das mais antigas famílias locais: Albernaz, Barreto, Barros, Bueno, Cabral, Costa, Corrêa, Cunha, Dias, Escobar, Fernandes, Freire, Freitas, Gil, Góis, Gomes, Leme, Maia, Macedo, Medeiros, Mendonça, Pedroso, Pereira, Pimenta, Raposo, Rodrigues, Silveira, Siqueira, Teixeira, Toledo, Veiga, Vieira, e outras. Foi a partir desta época, meados do século XVII, que Taubaté tornou-se ponto de partida para o povoamento do Vale do Paraíba.

Culturalmente falando, a cidade é uma festa de cores, sabores e momentos lúdicos, com personagens marcantes como: Monteiro Lobato, Mazzaropi, Clodomiro Amazonas, Félix Guisard, Georgina de Albuquerque, Mestre Justino entre outros.

Dentre os inúmeros pontos turísticos da cidade, destacam-se: o Teatro Metrópole, construído em 1921; o Cristo Redentor, estátua de 13 metros, localizada em um ponto panorâmico da cidade; a Catedral de São Francisco, cuja capela original foi construída por Jacques Félix em 1645 e que passou por várias modificações; o Sítio do Pica-Pau Amarelo, originalmente casa do avô de Monteiro Lobato, visconde de Tremembé, hoje abriga o Museu Histórico e Pedagógico com as obras literárias, os personagens e a história de Monteiro Lobato; a Capela de Nossa Senhora do Pilar, construída em estilo barroco colonial mineiro, é a única edificação religiosa a preservar sua arquitetura original. Abriga o Museu de Arte Sacra desde 1985; o Convento Santa Clara, construído em 1673, ainda guarda detalhes de características coloniais em sua fachada: a torre sineira; Igreja de Nossa Senhora do Rosário, antiga Capela da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Foi construída no séc. XVIII e reformada em meados do séc. XX;Santuário de Santa Teresinha. Foi o primeiro santuário dedicado à Santa Teresinha de Lisieux; C.T.I. Fundada por Félix Guisard em 1891, foi a primeira grande indústria de Taubaté e uma das maiores da América Latina; Casa do Figueiro Nossa Senhora da Conceição Frutuoso Barbosa, que representa os tipos folclóricos da região, atravessando as gerações com as famosas esculturas em argila e barro; Parque Municipal vale do Itaim, considerado atualmente, o maior resquício de Mata Atlântica urbana de Taubaté. Possui uma área de aproximadamente 1,7 milhão de m2; Museu da Imigração Italiana, erguido entre 1897 e 1903, seguindo a arquitetura típica do norte da Itália; Distrito de Quirim. Primeira colônia italiana do Vale do Paraíba, radicada no séc. XX. É hoje o mais importante centro de cultura e gastronomia da região; Museu de História Natural de Taubaté, inaugurado em 2004. Apresenta milhares de peças que mostram a vida no planeta, através das diversas eras e períodos geológicos; Divisão de Museus/Mistau. Sua sede lembra os antigos casarões das ricas fazendas de café da região. Abriga ainda o museu da imagem e do som de Taubaté; Parque Municipal Monteiro Lobato, cuja área é de 60 mil m2 de mata em plena área urbana; Igreja Sacramentina, ou Santuário da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. É dirigido por freiras que fazem parte da “Congregação das Servas da Adoração Perpétua do santíssimo Sacramento”, fundada há mais de 140 anos por São Pedro Julião Eymard na França; Mercado Municipal de Taubaté, inaugurado originalmente em 1889. 

(Este é apenas um breve histórico e descrição dos principais pontos turísticos da cidade de Taubaté. Conheça mais sobre esta cidade, nos links indicados logo abaixo da galeria de imagens).

A proposta desta postagem, é apresentar imagens que sejam fragmentos da paisagem cultural da cidade de Taubaté/SP, que em 2010 apresentou uma população, segundo o IBGE, de 278.686 habitantes. 

Obs. As fotos deste post, foram gentilmente cedidas por João Paulo Meira Marinho (Geógrafo e Mestre em Geografia, pela UFMT), portanto são de propriedade intelectual do mesmo e do site Visão Geográfica. Pedimos a gentileza de não utilizar nenhuma imagem desta página sem citar os nomes do autor e do site.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *