jan 16 2016

Consultas online: Bibliotecas físicas

BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). “A Biblioteca Central da UFMT tem como objetivo principal servir como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição, mantendo serviços de consulta e empréstimo de livros, orientação aos usuários no uso dos recursos informacionais internos e externos, além de levantamentos bibliográficos, entre outros.

De acordo com informações obtidas em documentos e com funcionários antigos do setor, no início, os serviços da biblioteca eram executados de forma manual, no que diz respeito aos trabalhos de catalogação, circulação (empréstimo, renovação, devolução), tombamento, entre outros. Assim, no primeiro momento a biblioteca contava com um catálogo manual para pesquisa e recuperação de informação, sendo dividido em catálogos de autor, título e assunto, os quais eram alimentados com fichas catalográficas das obras elaboradas pelos bibliotecários da instituição.

Com o passar do tempo não apenas a quantidade de obras aumentou no acervo, mas houve também a informatização da biblioteca, mais precisamente em março de 1993, quando foi implantado o “Sistema CDS/ISIS” para a catalogação e registros das obras e o “Sistema EMP” para o serviço de circulação (empréstimo, renovação, devolução).

Em outubro de 2007, a Biblioteca Central buscando melhorias e agilidade em seu trabalho passa por uma nova modernização no quesito informatização, migrando do Sistema CDS/ISIS para o moderno “Sistema Pergamum” (software desenvolvido pela PUC do Paraná). Este novo sistema permite que se gerencie não só a própria Biblioteca Central, mas também as Bibliotecas Regionais distribuídas nos Campi da UFMT localizados em cidades no interior do Estado, que integram o Sistema de Bibliotecas da UFMT. Este software permitirá que sejam integradas também as Bibliotecas Setoriaisda instituição.” (Texto da página de apresentação da Biblioteca no portal da instituição, onde é possível obter  mais detalhes como o endereço físico da mesma; produtos e serviços; horário de funcionamento, etc.)

Clique aqui e faça sua consulta ao acervo desta biblioteca.

BIBLIOTECA DA UNITAU (Universidade de Taubaté). “O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) está inserido no contexto de prestação de serviços à comunidade da Pró-reitoria de Extensão, e é composto por 15 unidades de informação incluindo as Bibliotecas Setoriais, os Centros de Pesquisa Bibliográfica (CPB), Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB), o Centro de Estudos do HU e o Setor de Obras Raras” (Trecho extraído da página principal da biblioteca)..

Clique aqui e faça sua consulta ao acervo desta biblioteca.

BIBLIOTECA DA UNIC (Universidade de Cuiabá). O SIBUC é o Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIC (Universidade particular, sediada em Cuiabá/MT. Possui uma UNIDADE CENTRAL e UNIDADES SETORIAIS localizadas nos vários Campi da UNIC: Barão, AMEC (Várzea Grande), Pantanal, Sinop, Rondonópolis e no Hospital Geral Universitário (HGU).

O serviço de periódicos online ou simplesmente “WebPeriódicos” é uma novidade que a UNIC fornece a todos os usuários de sua Biblioteca. O setor de periódicos é responsável pelo controle de Revistas, Jornais, etc. e o objetivo do serviço é publicar o sumário de todos estes materiais via internet permitindo que o usuário possa visualizá-los antes mesmo de se dirigir ao local para consultar o conteúdo completo. Outras fontes de pesquisas estão disponíveis, como os títulos de periódicos de acesso gratuito on-line a textos integrais de artigos e bases de dados nacionais e internacionais com acesso livre em todas as áreas do conhecimento.” (Texto extraído da página de apresentação da biblioteca).

Clique aqui e faça sua consulta ao acervo desta biblioteca.

BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMS (Universidade Federal de Mato grosso do Sul). “Desde a sua criação, em janeiro de 1965, aprovada pelo regimento interno da então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Mato Grosso, em Campo Grande, a Biblioteca Central passou por diversas mudanças de regime e de estatuto. As mudanças foram relacionadas a processos de criação e de ascensão do status quo da Instituição, que evoluiu de Faculdade para Universidade Estadual (1969), e depois para Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FUFMS) (1979), após a Divisão do Estado de Mato Grosso e criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro de 1977.” (informação extraída da página “História”, que compõe o site da biblioteca).

“A Coordenadoria de Biblioteca Central é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e coordena tecnicamente o Sistema de Bibliotecas. Esse Sistema é composto pela Biblioteca Central e 5 Seções de Bibliotecas. O Sistema de Bibliotecas conta com a Comissão de Seleção de Material Bibliográfico – COMABI, constituída por um representante docente de cada Centro. A seleção do material bibliográfico é realizada pelos docentes e a aquisição é centralizada na Coordenadoria de Biblioteca Central”. São 94.359 livros e 3.034 periódicos disponibilizados para consulta. (informação extraída da página “Estrutura”, que compõe o site da biblioteca).

Clique aqui e faça sua consulta ao acervo desta biblioteca.

Publicações relacionadas

Rating: 3.7. From 3 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.