dez 23 2015

Em nome do pai (In the name of the father)

emnomeO realizador deste filme, Jim Sheridam, vem mostrar a história real de Gerry Conlon, (que ainda hoje constitui uma vergonha para polícia britânica), certamente para denunciar que nem sempre os agentes da justiça agem para que ela seja cumprida e que nem sempre a justiça é cega.  

Um ataque terrorista do IRA a um bar londrino, em 1974 é o pano de fundo para o início desta história, em que a narrativa nos leva de volta no tempo, até as conturbadas ruas de Belfast (Irlanda do Norte) onde Gerry arranja confusão com as tropas britânicas. O confronto acaba por colocá-lo frente a frente com agentes do IRA. Fartos das suas brincadeiras e pequenos roubos, Giuseppe, o sábio pai de gerry, receia que alguma coisa possa lhe acontecer e resolve enviá-lo para Londres para a casa da Tia Annie Maguire, na esperança de que arrajasse algum emprego. 

Gerry é um jovem rebelde que ignora os conselhos do pai e acaba por juntar-se a uma comunidade hippie onde se vive segundo os ideais da liberdade, do amor e da droga. Mas o bom clima dura pouco e Gerry, juntamente com o seu amigo Paul são obrigados a deixar a comunidade, devido ao clima instável que se começara a gerar. Vagueiam sem dinheiro nas ruas de Londres, sem dinheiro nos bolsos, até que se dá o atentado ao bar. Gerry estava no lugar errado e na hora errada. Ele e quatro dos seus amigos são presos e torturados pelos agentes da polícia, que pressionados pelo próprio sistema que representam e pela indignação da opinião pública, querem à força encontrar os culpados. Obrigado a assinar uma confissão falsa, Gerry acaba por fazer com que o pai, a tia Annie e os filhos desta fossem presos e acusados de serem cúmplices.

Com este plano de fundo, esta história revela cenas que passaram a fazer parte do cotidiano inglês desde a divisão da Irlanda. 

Em Nome do Pai representa toda uma realidade conflituosa vivida na Irlanda do Norte em que a mais pequena provocação de uma das forças em conflito pode desencadear distúrbios. Por outro lado, há a crítica ao sistema judicial britânico retratado como intolerante, obsessivamente preocupado em arranjar um culpado ou bode expiatório para resolver depressa a questão do atentado e causar boa impressão à opinião pública

Indicado pelos geógrafos Igor Moreira e Elizabeth Auricchio, em seu livro didático “Construindo o espaço mundial” (veja bibliografia abaixo), este título cinematográfico, representa um modo interessante de enriquecer a discussão sobre a Irlanda; a divisão deste país europeu; a participação na história do IRA (Exércio Republicano Irlandês), criado em 1920, entre outros assuntosClique aqui e conheça mais sobre esta obra cinematográfica. 

A seguir você poderá conferir um vídeo com os comentários do crítico Marcelo Janot sobre o filme:

Para adquirir este DVD, você poderá utilizar uma das lojas virtuais categorizadas pelo site: BUSCAPÉ. Clique no link a seguir para acessar o site. Clique aqui para realizar o seu pedido.

MOREIRA, Igor Antonio Gomes; AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008. (Construindo o espaço mundial – 8ª série).

EM NOME DO PAI (In the name of the father). Direção: Jim Sheridan. Com: Daniel Day-Lewis (Gerry Conlon), Emma Thompson (Gareth Peirce) e grande elenco. Irlanda/Grã Bretanha/EUA, 1993. Gênero: Drama. Duração: 132 minutos.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.