jan 15 2016

Fundações; Autarquias; ONG’s, etc.

Nesta postagem, o objetivo é apresentar e indicar os melhores sites relacionados à Fundações; Autarquias e Organizações Não Governamentais (ONG’s). Todos antes de serem linkados nesta página, foram devidamente visitados e analisados, sendo indicados, justamente pela qualidade que os mesmos oferecem.

Mesmo assim, reiteramos que a responsabilidade sobre os conteúdos apresentados nos mesmos são dos respectivos proprietários.

Caso queira nos indicar um site; ou fazer alguma observação (criticar, elogiar, etc.) basta entrar em contato através do “Fale Conosco“, que teremos um enorme prazer em avaliar a sua indicação.

fundacoesRECICLOTECA. Este é o site do centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente chamado: Recicloteca. criado pela ONG Ecomarapendi. Foi planejada com o objetivo de difundir informações sobre as questões ambientais, com ênfase na redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e seu acervo é composto pelos mais diversos tipos de materiais incluindo livros, vídeos, revistas, periódicos técnico-científicos, cartilhas, teses, produtos reciclados e outros materiais que, somados à experiência de sua equipe, transformaram a ONG numa referência sobre a temática de resíduos sólidos no Brasil.

Fundada em 1991 e patrocinado pela AmBev desde 1993, a Recicloteca recebe visitantes em sua sede e atende gratuitamente a consultas por carta, fax, telefone e correio eletrônico. Realiza palestras em empresas e universidades, seminários, cursos e oficinas, além de manter este site que oferece dezenas de páginas com conteúdo de autoria de sua equipe. Publica também um informativo trimestral sobre temas relacionados ao meio ambiente.

Em 2002, a Recicloteca lançou o Programa Reciclagem Solidária Cooperativas, uma ação voltada para a valorização social e o incentivo ao aumento na rentabilidade das associações e cooperativas envolvidas na coleta e comercialização de materiais recicláveis, além de contribuir para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida destes grupos e das comunidades adjacentes.” (Texto extraído da página: “Quem somos“).

Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/.

lineDividerIBAMA. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal de regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, criada pela Lei n° 7.735, de 22 de fevereiro de 1989, e tem como principais atribuições exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União.

Muito de como o Brasil percebe a proteção e conservação ambiental atualmente foi consolidado pelo Ibama. O instituto trouxe o assunto para a pauta do dia e encontra-se no imaginário do brasileiro como o grande guardião do meio ambiente. Sua forte marca é reconhecida até mesmo onde a presença do Estado é escassa. Ela significa que os recursos naturais devem ser utilizados com racionalidade para obter-se o máximo de desenvolvimento, porém, com o máximo de conservação e preservação, visando sempre sua manutenção para as gerações futuras.” (Texto extraído da página: “História do IBAMA“).

Disponível em: http://www.ibama.gov.br/.

lineDividerSOS MATA ATLÃNTICA. “A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental criada em 1986. Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.

A entidade desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas. (Texto extraído da página: “Quem somos“).

Disponível em: https://www.sosma.org.br/

lineDividerCEMPRE. “O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores.

 O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG’s).” (Texto extraído da página: “Cempre-institucional“)

.Disponível em: http://www.cempre.org.br/

lineDivider

ECOTRÓPICA. Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos – é uma organização não-governamental, ambientalista, sem fins lucrativos, instituída em Cuiabá-MT, em 1989, declarada de Utilidade Pública Estadual, através da Lei nº 7.006 e, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP – nos termos da Lei nº 9.790, em 22 de Outubro de 2002.

Tem como missão contribuir para a conservação dos recursos naturais e a manutenção da qualidade de vida nos ecossistemas tropicais. Nos últimos anos, a Fundação Ecotrópica tem tido a sua atuação voltada, majoritariamente, para a proteção do Pantanal Mato-grossense, devido sobretudo, a compreensão da vulnerabilidade deste ecossistema que abriga uma diversidade biológica fantástica, contendo a maior concentração faunística do neotrópico. Motivada por essa compreensão, em meados dos anos 90, delineou uma de suas ações mais importantes: a proteção da biodiversidade in situ no entorno do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense. Veja quais as áreas protegidas; as atividades; conquistas e parceiros deste trabalho.

Disponível em: http://www.ecotropica.org.br/

lineDividerABNT. Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização). A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Conheça a história da ABNT em detalhes; Saiba como se associar; informações sobre certificações; cursos; feiras & eventos e outras informações.

Disponível em: http://www.abnt.org.br/.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.