A Lista de Schindler (Schindler’s List)

listaDirigido por Steven Spielberg, um dos grandes diretores do cinema moderno. Este filme conta  a história real e emocionante do empresário alemão Oskar Schindler, que num gesto humanitário de extrema ousadia salvou a vida de milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio dos nazistas, em plena Segunda Guerra Mundial.

Aparentando desinteresse pela política, e fingindo explorar o baixo custo da mão-de-obra judia, o que Schindler fazia era empregar inocentes que de outra forma morreriam nos campos do Holocausto. Para realizar este feito, em 1939, o industrial Schindler comprou uma fábrica polaca de esmaltes e, em vez de empregar polacos, empregou prisioneiros judeus do gueto de Cracóvia, com a intenção de os proteger da perseguição dos nazistas. 

Ele tinha boas relações com os nazistas e assim, conseguiu proteger os seus operários judeus do extermínio no campo de concentração de Auschwitz, situado no sudoeste da Polônia. Conseguindo salvar mais de mil judeus da morte, contrariando a intenção de Adolfo Hitler. 

Esta produção retrata bem a ideia do racismo e a perseguição feita aos judeus, que eram considerados uma raça inferior e eram marginalizados. A Alemanha nazista defendia o genocídio (extermínio de um grupo humano). Comovente, importantíssimo e atual. A maior parte do filme foi produzido em preto e branco (com cores no prólogo e no epílogo e uma cor vermelha em duas cenas. Foi estrelado por Liam Neeson como Oskar Schindler, Ben Kingsley como Itzhak Stern e Ralph Fiennes como Amon Goeth. A produção recebeu 12 indicações ao oscar, ganhando sete, incluindo o de melhor filme e melhor diretor.

Indicado pelos geógrafos Igor Moreira e Elizabeth Auricchio, em seu livro didático “Construindo o espaço mundial” (veja bibliografia abaixo), este título cinematográfico, representa um modo interessante e eficiente de entender a guerra que mudou o mundo: olhando cerca de sessenta anos atrás.

A seguir você poderá conferir o utrailer original (em inglês) deste filme:

Para conhecer mais detalhes sobre este filme (curiosidades, imagens, premiações, etc), Clique aqui e conheça mais sobre esta obra cinematográfica. 

Para adquirir este DVD, você poderá utilizar o MERCADO LIVRE. Clique no link a seguir abaixo para acessar o site. Clique aqui para realizar o seu pedido.   

MOREIRA, Igor Antonio Gomes; AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008. (Construindo o espaço mundial – 8ª série).

Ficha Técnica:

A LISTA DE SCHINDLER (The Schindler’s List). Direção: Steven Spielberg. Com: Liam Neeson (Schindler); Ben Kingsley (Itzhak Stern); Ralph Finnes (Amon Goeth), etc.  EUA, 1993. Gênero: Drama. Duração: 195 minutos.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.