jan 04 2016

Cursos de Geografia

GRADUAÇÃO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA DA UNITAU (Universidade de Taubaté). Do tipo semestral noturno, com duração de 6 semestres, o curso desta instituição foi reconhecido em 2002. “O curso tem como objetivo desenvolver a formação científica e crítica do profissional que irá atuar na área de ensino e pesquisa, podendo exercer atividades no campo acadêmico, serviços de consultoria, de planejamento e de levantamento de dados físicos, humanos e sociais. A graduação também proporciona sólida fundamentação teórica e prática, promovendo formação humanística e técnica, para que o futuro profissional possa atuar com eficiência nas áreas de educação, de planejamento e de consultoria, e em atividades de pesquisa.” “Desde o primeiro semestre, os estudantes podem participar de diversos grupos de pesquisa, dentre eles o Sistema Informacional de Pesquisa e Estatística (SIPE), em que desenvolvem pesquisas de campo sobre temas relevantes na área social, como aborto, eleições e características dos romeiros nas cidades religiosas da região.” (Texto extraído da página de apresentação do curso). O curso está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Letras.

Clique aqui e acesse o site do curso. (A UNITAU é uma instituição localizada em Taubaté/SP).

GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (Licenciatura e Bacharelado) – Universidade Federal de Goiás – UFG. O curso desta universidade é oferecido em duas modalidades: licenciatura e bacharelado, sendo que este último possui habilitações em Análise Ambiental e em Planejamento Urbano e Regional. “No curso de Geografia (bacharelado e licenciatura) – diurno -, o aluno deverá optar por uma das modalidades, licenciatura ou bacharelado, no ato da matrícula do 5º semestre. Ainda no bacharelado, o aluno também deverá optar, nesse mesmo momento, por uma das duas habilitações. O curso de Geografia é oferecido nos turnos diurno e noturno. As disciplinas obrigatórias são concentradas nos períodos da manhã (no caso do diurno) ou à noite (no caso do noturno), e, para ambos os casos, muitas disciplinas optativas serão ofertadas no período da tarde ou aos sábados. Em ambas as modalidades, os alunos aprendem a estudar os fenômenos responsáveis pelas dinâmicas da natureza (clima, geologia, relevo, solo, vegetação, hidrografia) e da sociedade (economia, política, cultura e organização social e política), e como suas relações determinam a conformação do espaço geográfico. O curso também aborda as tecnologias de representação cartográfica, como o uso do geoprocessamento (cartografia digital, sistemas de informações geográficas) e do sensoriamento remoto (tratamento e interpretação de imagens da superfície terrestre), tecnologias que auxiliam o processo de análise geográfica.” (Texto extraído da página de apresentação do curso). A Unidade responsável pelo curso é o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) – www.iesa.ufg.br.

Ao acessar a página oficial do curso, você poderá obter mais informações sobre os locais onde este curso é oferecido em Goiás; como entrar em contato com o Departamento de Geografia; etc.

Clique aqui e acesse as informações deste curso.

GRADUAÇÃO: LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA DA UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Tem como objetivos formar profissionais capazes de analisar o espaço produzido socialmente, apreendendo a realidade através da relação sociedade x natureza. Oferece embasamento teórico e orientações técnicas utilizadas na produção de conhecimento do espaço geográfico e na interpretação e/ou busca de soluções dos problemas locais, regionais e internacionais. O graduado em Geografia poderá atuar em instituições de ensino e em órgãos voltados à pesquisa e planejamento públicos ou privados. O licenciado pode exercer o magistério no ensino Fundamental e Médio, e o Bacharel terá como atividades: análise dos recursos naturais; estudo sobre população e definições de políticas de povoamento; pesquisas sobre questões urbano-industriais e agrárias; caracterização e delimitação de regiões de territórios político-administrativos; execução de planos e programas de desenvolvimento urbano; análises e estudos sobre problemas ambientais, elaboração de mapas gerais, especiais e temáticos etc.

Clique aqui para ter acesso a todas as informações sobre o curso. Saiba quem são os docentes; qual a grade curricular do curso; qual o endereço do departamento; quais os laboratórios disponíveis p/ o curso, etc.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO EM GEOGRAFIA (UFMT). O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia oferecido pelo Departamento de Geografia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), cuja área de concentração é “Ambiente e Desenvolvimento Regional“, foi implantado em março de 2003 e é recomendado pela CAPES/MEC. Sua concepção baseou-se na abordagem das interações entre os processos físicos e humanos levando em consideração o desenvolvimento regional associado às questões ambientais. Dentre os principais objetivos estão: Capacitar e formar profissionais para atuarem nos diversos níveis de ensino, pesquisa e atividades profissionais no campo da ciência geográfica, voltados para o desenvolvimento regional racional, considerando as questões ambientais. O curso requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende, além de aulas, preparação e apresentação de seminários, trabalhos de campo e de laboratórios e a elaboração da dissertação.

Clique aqui e acesse o site do curso.

 

Publicações relacionadas

Rating: 4.0. From 2 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.