jan 02 2016

Entidades de difusão do conhecimento geográfico

Sociedade de Geografia de Lisboa.  É o nome do site, desta entidade privada, fundada em 1875, que tem entre seus objetivos, o desenvolvimento dos estudos das ciências geográficas e afins. “É uma instituição, nas suas origens e nas suas finalidades, muito ligada ao contexto português dessa época, à situação da Europa desse tempo e ao que era a problemática da nossa posição no Ultramar e especialmente em África.Como é sabido na segunda metade de oitocentos deu-se o movimento de corrida a África das potências industriais da Europa. Controlada a Ásia e a Oceânia pelos países dominantes, ocupado o Oeste da América do Norte por colonos vindos do Leste que empurram para o Sul os mexicanos, consolidada a implantação inglesa no interior do Canadá, disputada a Ásia Central entre a Rússia e a Grã-Bretanha, apenas a África se apresentava como espaço onde a expansão territorial era possível” (Texto extraído da página: “História – Sociedade de Geografia de Lisboa“, do site apresentado). Clique aqui e conheça este site.

Grupo de Estudos de São Paulo  O GESP-LABUR congrega diversos pesquisadores em torno do objetivo de desvendar os conteúdos da urbanização da cidade de São Paulo, tendo como foco de análise os fundamentos que explicitam a desigualdade vivida concretamente no cotidiano da metrópole, tendo como perspectiva a construção de uma “geografia crítica radical”. Entende-se por “crítica radical” a Geografia capaz de revelar as contradições constitutivas do processo desigual da produção contemporânea do espaço, e que, ao potencializar o “negativo” desse processo, propõe um caminho profícuo para elucidar os conteúdos não revelados da luta pelo “direito à cidade”. Esta orientação torna possível a elaboração de um projeto de sociedade compromissado com a criação de uma “outra cidade” como destino do homem. Este site, foi organizado pela professora Ana Fani Alessandri Carlos, Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas -FFLCH – Universidade de São Paulo-USP. Clique aqui e conheça este site.

Instituto Geográfico Português (IGP)   Este é o site do órgão responsável pela execução da política de informação geográfica de Portugal. Esta integrado ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. No site, você encontra Novidades e eventos; no link e-geo, você têm a loja virtualdownloads gratuitos (Cartas Geográficas, Topográficas, Administrativa de Portugal, etc); Conheça os Projetos do Instituto, etc.  Além de tudo isso, na página de abertura, há links para “M@pas on-line”; “Atlas de Portugal”; “Rede Nacional de Informações Permanentes (RENEP)”; “Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral (SINErGIC)”; “Carta Administrativa Oficial de Portual(CAOP)”; “Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG)”; “Escola Profissional de Ciências Geográficas (EPCG)”. Clique aqui e conheça este site.

Associação dos Geógrafos Brasileiros  Site da Associação Nacional dos Geógrafos Brasileiros. Fundada em 17 de setembro de 1934, pelos Srs. Pierre Deffontaines, Luiz Flores de Moraes Rego, Rubens Borba de Moraes e Caio Prado Jr, esta associação, vista como uma sociedade de estudos geográficos ficou denominada Associação dos Geógrafos Brasileiros. Dentre as atribuições desta associação estão: 1º.  Reuniões periódicas dos membros com exposição de um assunto de Geografia brasileira por um do membros, seguida de discussão; 2º. Organização de excursões em comum para estudo de uma questão; 3º. Constituição de uma biblioteca especializada em Geografia, por colaboração dos membros e doações (livros, revistas e cartas), entre outras. No site você pode ler na íntegra, a ata de fundação da associação, em 1934; notícias atualizadas na área da geografia; estatuto, histórico, imagens, informações de como ficar sócio, endereço das seções locais, etc. Clique aqui e conheça este site.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.