jan 01 2016

Geografia Temática: GEOPOLÍTICA & ECONOMIA

IPEA: INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações e seminários e, mais recentemente, via programa semanal de TV em canal fechado.” (Texto extraído da página: “Quem somos”, uma das páginas do site). Ao visitar este link, você poderá conhecer melhor esta fundação. Saber qual a sua missão; como é a estrutura organizacional da mesma; quais são os trabalhos desenvolvidos pelo IPEA; terá acesso, via download gratuito, às publicações do Instituto; saberá quais os endereços e como utilizar as Bibliotecas IPEA e muito mais.

Clique aqui para acessar o site.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (Pnud)  – Presente em 166 países, o PNUD usa a sua rede global para ajudar o sistema das Nações Unidas e seus parceiros no sentido de sensibilizar e acompanhar os progressos realizados, por estes países países além de definir os recursos necessários para atingir vários objetivos como: redução da pobreza, das doenças do analfabetismo, da degradação ambiental, da discriminação contra a mulher, entre outros. “Através de nossa rede global, tentamos identificar e difundir as formas de promover a igualdade entre os sexos como uma dimensão essencial de assegurar a participação política e responsabilidade, o fortalecimento econômico e eficaz de planejamento de desenvolvimento, prevenção de crises e de resolução dos litígios , o acesso à água potável e saneamento e energia, otimizar a utilização de novas tecnologias para o desenvolvimento e mobilização da sociedade contra o HIV/AIDS” (Texto traduzido da página: “Acerca del PNUDs”, uma das páginas do site). Conheça mais detalhes sobre este programa; as principais notícias relacionadas a ele; os objetivos do desenvolvimento para o milênio e muito mais.Site em: Inglês,Espanhol e Francês.

Clique aqui para acessar o site

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL – “É um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo”. (Texto extraído da página: “o que é o FSM?”, uma das páginas do site). O Fórum Social Mundial não pode ser caracterizado como entidade e nem como organização, pois acima de tudo, ele se apresenta como articulador de entidades e movimentos engajados em ações concretas, tanto a nível local até mundial. Saiba com mais detalhes o que é o Fórum; Qual a carta de princípios; as principais notícias e a agenda do FSM; leia textos sobre a conjuntura e o movimento antiglobalização neoliberal (na seção: Bibliotecas Alternativas) e muito mais.

Clique aqui para acessar o site.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE EMPRESAS TRANSNACIONAIS E DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA (SOBEET) – Trata-se de uma instituição que, entre outras atividades, analisa a atuação das empresas transnacionais e a globalização.

A SOBEET, “é a iniciativa de um grupo de economistas, pesquisadores, profissionais da área pública, da área privada, diplomatas, empresários, técnicos de sindicatos, representantes de câmaras de comércio, entre outros, e tem como objetivo estabelecer um fórum permanente de debates, de estudos e de reflexão sobre a questão da inserção internacional de diferentes economias, notadamente daquelas em desenvolvimento. Naturalmente, o Brasil é o espaço econômico onde a maior parte dos interesses de análise converge. Não obstante, trata-se de um fórum de reflexão que concentra suas atividades no debate sobre as tendências do processo de globalização econômica e seus impactos sobre as economias nacionais indiscriminadamente. Neste sentido, um dos principais objetos de estudo e de debate são as empresas transnacionais e os fluxos financeiros, tecnológicos e comerciais por elas veiculados”. (Texto extraído da página: “O que é a SOBEET”, uma das páginas do site).

A Associação publica bimestralmente a “Carta da Sobeet”, com estudos aprofundados de temas referentes à globalização e ao acompanhamento do balanço de pagamentos e dos fluxos internacionais de capitais nas suas diferentes modalidades, recebida por leitores no Brasil e no exterior. Neste site, você irá conhecer mais detalhes sobre esta instituição; qual o seu conselho constitutivo; poderá baixar gratuitamente os Boletins SOBEET, com diversos textos sobre os eventos mais relevantes do ponto de vista da inserção externa da economia brasileira; quais são os livros publicados; como entrar em contato e muito mais.

Clique aqui para acessar o site

MERCOSUL: PORTAL OFICIALEste é o site, com todas as informações sobre o Mercosul. “O Mercado Comum do Sul – MERCOSUL – está integrado pela República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República Oriental do Uruguai, a República Bolivariana da Venezuela e o Estado Plurinacional da Bolívia (Em processo de adesão). Os Estados Partes que conformam o MERCOSUL compartilham uma comunhão de valores que encontra expressão em suas sociedades democráticas, pluralistas, defensoras das liberdades fundamentais, dos direitos humanos, da proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, bem como seu compromisso com a consolidação da democracia, a segurança jurídica, o combate à pobreza e o desenvolvimento econômico e social com equidade.” (Texto extraído da página: “Quem somos”, uma das páginas do site).

Neste Portal, você conhecerá o histórico de formação; os símbolos e a estrutura deste bloco econômico; saberá o que é a “Tarifa externa comum”; poderá ver as atas dos conselhos e fazer download gratuito de publicações relacionadas ao tema; aprenderá sobre os aspectos legais; além de ter acesso a muitas outras informações atualizadas e oficiais.

Clique aqui para acessar o site.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Las Naciones Unidas fueron creadas oficialmente el 24 de octubre de 1945, cuando la Carta de la ONU fue ratificada por una mayoría de los primeros 51 Estados Miembros. Esa fecha se celebra ahora todos los años en el mundo como el Día de las Naciones Unidas.El objetivo de la Naciones Unidas es unir a todas las naciones del mundo para trabajar en pro de la paz y el desarrollo, sobre la base de los principios de justicia, dignidad humana y bienestar de todos los pueblos. Brinda a los países la oportunidad de equilibrar la interdependencia mundial y los intereses nacionales cuando se ocupan de problemas internacionales”. (Texto extraído da página: “La Organización de las Naciones Unidas Una introducción para estudiantes”, uma das páginas do site). Aqui você poderá se aprofundar em estudos sobre a ONU; poderá conhecer as notícias; os países membros; os objetivos, etc. Site em Inglês, Francês,Árabe, Russo, Chinês e Espanhol.

Disponível no endereço: 

Clique aqui para acessar o site.

NAFTA. El Secretariado del Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN), conformado por una Sección Canadiense, una Sección Mexicana y una Sección Estadounidense, es responsable de la administración de las disposiciones sobre solución de controversias del TLCAN. Este sitio es el producto de un esfuerzo conjunto de colaboración entre las tres secciones. En él encontrará información sobre los procedimientos de solución de controversias, textos legales y decisiones e informes de los páneles relacionados con el TLCAN”. (Texto extraído da página: “Página de recepción”, uma das páginas do site).

Neste site, oficial, você poderá conhecer o que é o NAFTA; quais os estados membros; quais os seus objetivos; textos jurídicos; notícias recentes; como contatar o secretariado deste tratado, e muito mais. Site em: Inglês, Francês e Espanhol.

Clique aqui para acessar o site.

ALCA. Neste link, você terá acesso ao Site Oficial da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Conheça o histórico de formação deste bloco econômico; as novidades sobre  o mesmo; a estrutura e as negociações de organização da ALCA; saiba quais são as cidades candidatas a serem sede da secretaria do bloco; as minutas de acordo da ALCA; veja as manifestações da Sociedade Civil; conheça todas as informações e atualizações sobre a implantação deste acordo.

Em uma das páginas do site, é feito um Convite Público para que a sociedade civil possa contribuir com críticas à formação do bloco. “À luz do mandato Ministerial de Quito ao Comitê de Representantes Governamentais sobre a Participação da Sociedade Civil de continuar enviando as contribuições recebidas da sociedade civil às entidades da ALCA, o Comitê reitera, a partir de 3 de dezembro de 2002, um convite público à Sociedade Civil para continuar apresentando suas contribuições por escrito”. (Texto extraído da página: “Convite público à sociedade civil dos países participantes da ALCA”, uma das páginas do site). Site em: Inglês, Espanhol,Português e Francês.

Clique aqui para acessar o site.

UNIÃO EUROPÉIA (UE). Este é o site oficial do que é considerado o mais bem sucedido bloco econômico do mundo. Ele está disponível em vários idiomas, inclusive em Português.

Saiba o que é a União Européia; quais os países membros; qual a moeda única adotada pelo bloco; quais os aspectos jurídicos envolvidos na aliança; quais os requisitos para um país fazer parte; saiba as notícias recentes e muito mais sobre a União Européia.

Em uma das seções do site, chamada: “Portal Europeu da Juventude”, é apresentado as oportunidades para os jovens, em termos de trabalho; estudo; voluntariado, etc. “Se pensas ir para outro país europeu para estudar, trabalhar ou de férias…se procuras actividades ou oportunidades na Europa…se tens algo a dizer, perguntar sobre assuntos europeus este Portal é o sítio ideal para começar! Oferecemos-te informação, novidades e foruns de discussão – tudo sobre a Europa e de relevo para os jovens.” (Texto extraído da página: “Portal Europeu da Juventude”, uma das páginas do site). É o ponto de partida para se compreender Geopolítica e blocos econômicos.

Clique aqui para acessar o site.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.