jan 02 2016

Revistas Geográficas – I

REVISTA MATO-GROSSENSE DE GEOGRAFIA (ICHS-UFMT). Neste endereço, você obterá informações sobre a revista publicada pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (MT). “A REVISTA MATO-GROSSENSE DE GEOGRAFIA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Destina-se à publicação de artigos científicos, ensaios, resenhas e comunicações de pesquisas referentes aos aspectos teóricos e metodológicos da construção do conhecimento na área de Geografia e temas a ela relacionados”.A submissão digital de trabalhos é baseado na aplicação Open Journal System.

Clique aqui e acesse esta revista. 

ESTUDOS GEOGRÁFICOS: REVISTA ELETRÔNICA DE GEOGRAFIA (eISSN: 1678-698X)Esta Revista é publicada semestralmente pelo Conselho do Curso de Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro, SP. Publica trabalhos originais, de autores brasileiros ou estrangeiros, que contribuam para o desenvolvimento científico da Geografia e áreas afins. Através do botão: “Edições anteriores“, você pode baixar (download) os artigos publicados, desde a edição 2003 até a mais atual. 

Clique aqui e acesse esta revista.

REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA. Esta é  uma publicação da SBC – Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. O editor chefe desta revista é o Prof. Dr. Paulo Menezes. “Sua missão é publicar artigos, resenhas de livros e comunicações, bem como outros assuntos de interesse, relacionados à Cartografia, Geodésia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e áreas correlatas. Considerando que a RBC é um periódico no qual a qualidade dos artigos é controlada por um comitê de assessores e a versão on-line é de acesso livre, a RBC está cadastrada no DOAJ – Directory of Open Access Journals. Além do perfil mencionado, a inserção da RBC na America fez com que ela também fosse cadastrada no Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal“. Aqui, você pode baixar edições gratuitamente das edições on-line da revista. 

Clique aqui e acesse esta revista.

REVISTA GEOGRAFIA E PESQUISA (ISSN:1806 8553 – Ed. On-line; ISSN: 1982 – 6790 – Ed. Impressa)Este é um periódico científico que foi lançado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus Experimental de Ourinhos, em duas versões: uma eletrônica e uma impressa. A revista terá periodicidade semestral, com o primeiro número previsto para o primeiro semestre de 2007. Tem como objetivos possibilitar um meio de divulgação de trabalhos acadêmicos de cunho geográfico e incentivar a pesquisa. A escolha pelo formato eletrônico tem como objetivo proporcionar um acesso rápido, de ampla divulgação e baixo custo. Já a versão impressa objetiva o acesso imediato à versão completa da edição da revista, uma vez que a versão on-line disponibilizará os trabalhos na íntegra a partir da edição seguinte. 

Clique aqui e acesse esta revista.

RA’E GA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE (ISSN: 1516-4136 – Impressa; ISSN: 2177-2738 – Digital). Esta revista é um veículo de publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná. Recebe contribuições científicas na forma de texto relacionada a ciência geográfica e áreas afins. “RA’E GA é um termo de composição simples e de origem tupi-guarani e kaingáng, cujos significados são “descobrir” (RA’E tupi-guarani) e “Terra” (GA kaingáng), dai o subtítulo O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE. A escolha deste nome é uma homenagem que rendemos à história e cultura dos índios tupi-guaranis e kaingángs, duas nações indígenas que ocuparam, por muito tempo, uma extensa porção do Paraná e cuja população manteve uma harmoniosa relação com seu espaço e com seu ambiente“.

Clique aqui e acesse esta revista.

ANUÁRIO DO IGEO – UFRJ (ISSN: 0101-9759; e-ISSN: 1982-3908)O Anuário do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem procurado ao longo dos últimos anos realizar a síntese da produção acadêmica de nosso Instituto e da comunidade de geocientistas brasileiros. A diversidade de temas abordados reflete a própria natureza de nossa instituição, onde são desenvolvidas pesquisas em diferentes temas da Geografia, Geologia e Meteorologia. O objetivo do Anuário do Instituto de Geociências é a divulgação das atividades educacionais e científicas nos diferentes ramos das Ciências da Terra, envolvendo aspectos relativos à Geografia, Geologia e Meteorologia, as quais compõem os campos de atuação de professores, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação do Instituto de Geociências da UFRJ. Trata-se de uma publicação aberta à toda comunidade de geocientistas do Brasil e de instituições estrangeiras. O Anuário do Instituto de Geociências teve a sua primeira publicação em 1977, tendo como editor o prof. Silio Vaz

Clique aqui e acesse.

GEOGRAFIA (ISSN: 0102-3888)Esta revista do Departamento de Geociências (DGEO) da Universidade Estadual de Londrina, publica matérias de interesse científico de áreas relacionadas à ciência geográfica e ciências afins nas versões impressa e digital.

A Revista de Geografia do Departamento de Geociências do CCE da UEL é responsável pela divulgação de trabalhos técnico-científicos originais e inéditos de interesse da Ciência Geográfica e Ciências afins. A atuação da área de Geografia na questão ambiental tem se pautado pela aplicação do conhecimento geográfico a problemas ambientais decorrentes do uso e ocupação do meio físico pelo homem.” Neste site, você pode baixar as edições das revistas gratuitamente. 

Clique aqui e acesse.

ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS (ISSN 0101-546X versão impressa; ISSN 1678-4650 versão online)A revista Estudos Afro-Asiáticos é uma publicação do Centro de Estudos Afro-Asiáticos que integra a Universidade Cândido Mendes.

Criado em 1973, o CEAA é uma instituição voltada para a pesquisa, ensino e documentação sobre relações raciais e cultura negra no Brasil, países africanos e asiáticos. Estudos Afro-Asiáticos é publicada desde 1978. 

Estudos Afro-Asiáticos aceita trabalhos inéditos no Brasil, relacionados ao estudo das relações raciais e das culturas negras no Brasil e na Diáspora, ao estudo das relações interétnicas e do nacionalismo em outros contextos e às realidades nacionais e das relações internacionais dos países da África e Ásia. A publicação dos trabalhos será decidida segundo pareceres de membros dos Conselhos Editorial e Consultivo, que avaliarão a qualidade do trabalho e sua adequação às finalidades editoriais da revista.

Clique aqui e acesse.

TERRITÓRIO (ISSN 1806-5554)Esta é uma publicação semestral do Laboratório de Gestão do Território da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) destinada a divulgar a produção científica em Geografia Aplicada e Gestão do Território.

“Fundada em 1996, é uma das principais revistas brasileiras em Geografia. Sua orientação principal é contribuir para a análise das questões centrais da dinâmica espacial e da organização do território, sem perder de vista a importância da atuação dos geógrafos na busca de soluções para os problemas do desenvolvimento.”

“O lançamento de Território é um marco no crescimento do Laboratório de Gestão do território (LAGET) e afirma a pertinência de sua criação. Consolida, num novo patamar, os caderos LAGET, editados desde a criação do laboratório em 1987.

A iniciativa de implementar o LAGET foi motivada pelo imperativo de resgatar o território como categoria básica da Geografia e de gerar informações sobre sua reestruturação para subsidiar novas e mais democráticas formas de ação sobre ele. No contexto de abertura política e de crise da década de 1980, a problemática inicialmente colocada foi a das profundas e rápidas transformações verificadas desde a década de 1960 no espaço brasileiro em decorrência da implementação de grandes projetos e complexos territoriais, cujos violentos impactos sobre as estruturas locais eram percebidos de modo parcial e desconexo, tanto pelas populações atingidas, como pela sociedade como um todo, afetando, inclusive, os setores sociais encarregados do diagnóstico dos problemas gerados.” (Texto extraído da Apresentação da Revista TERRITÓRIO, 1(1), 1996.)

Clique aqui e acesse. 

REVISTA TERRA LIVRE. Terra Livre é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) que tem por objetivo divulgar matérias concernentes aos temas presentes na formação e prática dos geógrafos e sua participação na construção da cidadania.

Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas, resenhas, comunicações, entre outras, de todos os que se interessam e participam do conhecimento propiciado pela Geografia, e que estejam relacionados com as discussões que envolvem as teorias, metodologias e práticas desenvolvidas e utilizadas nesse processo, assim como com as condições e situações sob as quais vêm se manifestando e suas perspectivas. 

“A produção do conhecimento faz-se a partir da prática, ou pelo menos, deve levá-la em conta. Em função disso, a AGB, como entidade que aglutina uma parcela da sociedade, deveria ter como meta a soldagem desse segmento particular com a prática social.

Foi com base nessas idéias que reformulamos a dinâmica das reuniões de Gestão Coletiva e do próprio Encontro Nacional de Geógrafos. Decidimos que seria essencial e prioritário equiparmos a entidade com uma revista de circulação nacional, que tivesse como pretensão transpor os muros da “comunidade geográfica”.

Isso aparece com clareza, quando definimos no projeto editorial, que a revista TERRA LIVRE deve “… veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade”, assim como “… sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira”. Em suma, trata-se de trazer a Geografia para desvendar a dinâmica da sociedade.” (Trecho da apresentação da Revista Terra Livre nº 01; ano 1, 1986).

Clique aqui e acesse.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.