dez 05 2013

Geografia Física: Ciência Humana? (Francisco Mendonça)

geofisiDialética e geografia física”; “Estudo da natureza e da sociedade”; “Afinal, o que é Geografia?”, são algumas das indagações a serem discutidas neste livro, escrito por Francisco Mendonça – Geógrafo e pós graduado em geografia física – e editado pela editora Contexto.

Trata-se de uma discussão bastante interessante sobre a dicotomia Geografia Física/Geografia Humana. O autor, procura de forma direta levantar debates entre as muitas correntes que estudam a Geografia. Polemiza a questão do estudo da natureza e da sociedade. E, por fim, procura mostrar que é possível o caminho do estudo da natureza pela ótica da Geografia como Ciência Humana. Esta é uma obra engajada no debate atual da Geografia, sendo recomendado para professores e estudantes de ensino médio, além de ser indicado também como primeira leitura para universitários.

Dentre os assuntos apresentados no livro, temos logo no primeiro capítulo (Discutindo a Geografia) um debate sobre esta ciência, introduzindo “as formas do conhecimento”, seguido pelas “relações da Geografia com outras ciências”. No segundo capítulo, a ênfase é para a importância da “geografia Física no contexto”, onde são apresentadas considerações sobre as origens e evolução da Geografia física, sendo focalizado as diversas correntes de pensamento, que colaboraram para a construção desta ciência, enquanto corpo teórico. Já o capítulo 3 (O problema metodológico), enfoca as metodologias aplicadas à ciência geográfica. “A dialética da natureza”; “A abordagem sistêmica”; “O estudo da paisagem”; “O ecossistema”; “O geossistema” e a “Ecogeografia”, são alguns dos subtítulos presentes neste capítulo. Os dois últimos capítulos (4 e 5) apresentam, respectivamente, “aspectos contemporâneos” e “considerações finais”. Sem sombra de dúvidas é um subsídio importante para  a concretização do pensamento geográfico atual.

Para adquirir este livro, você poderá utilizar uma das lojas virtuais categorizadas pelo site: BUSCAPÉ.

Clique aqui para acessar o site.

Publicações relacionadas

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.