jun 17 2016

Especial: Países – “MÉXICO”

Localizado geograficamente na “América do Norte”, o México delimita-se ao norte com os Estados Unidos da América; a leste com o Golfo do México e o Mar do Caribe; ao sul a Guatemala e Belize e a oeste com o Oceano Pacífico. Ele possui uma área continental e diversas ilhas adjacentes à costa, sendo incluído também em seu território, as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km ao sul do Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia.

Segundo o portal: “IBGE Países”, possui uma extensão territorial de 1.964.380km2 e em 2015 apresentava uma população aproximada de 127.017.224 habitantes. Sua capital é a “Cidade do México”. O idioma e a moeda oficial são respectivamente: o espanhol e o Peso Mexicano.

Nesta postagem vamos destacar materiais em vídeo que nos ajudam a conhecer um pouco melhor este grande país, que apresenta alguns artistas de grande relevância mundial como: Alfonso Cuarón (diretor de cinema); Guillermo del Toro (ator e diretor de cinema); Carlos Villagrán (famoso pelos personagens: “Chaves” e “Chapolin Colorado”); Frida Kahlo (Pintora); Gloria Trevi (Cantora), entre outras personalidades.

Caso tenha alguma crítica ou contribuição à esta postagem, pedimos encaminhar via comentários (no final da postagem), ou através do “Fale Conosco”.


FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO MEXICANO

VÍDEO: “HERNÁN CORTÉS”

Sinopse:

Este é um documentário que conta a história do explorador espanhol Hernán Cortés e os acontecimentos que culminaram na conquista do México. Desde sua primeira aventura, em 1511, sob o comando de Diego Velázquez, na conquista de Cuba, passando pela exploração da península de Yucatán e chegando à Tenochtitlán, considerada a capital do Império Asteca, o vídeo ainda trata da história por traz do encontro de Cortés com Montezuma, que acreditava que o explorador seria o enviado de Quetzalcóatl, deus asteca que teria, finalmente, voltado para vingar-se. Pode ser uma boa proposta para quando se for trabalhar os processos de colonização e desenvolvimento do território mexicano. 46:32 minutos.

Palavras-chave: Colonização; Hernán Cortez; Tenochtitlán; Montezuma; Malinche.


FRONTEIRA: MÉXICO / ESTADOS UNIDOS

VÍDEO: “SBT BRASIL – Travessia de Risco”

Sinopse:

Aqui temos um vídeo contendo quatro reportagens especiais do Sbt Brasil, mostrando jovens que, para fugir da violência de seus países, arriscam a vida em uma viagem de 2500 quilômetros, atravessando a fronteira entre os Estados Unidos e o México, ficando expostos às adversidades e a violência desta travessia. As reportagens focalizam como mulheres e crianças são recebidas ao entrar ilegalmente e ação das milícias que tentam impedir a entrada destes imigrantes. Reportagens: Yula Rocha; imagens: Yves Goulart; edição de texto: Livia Major; edição de imagens: Fabiano Villa Boas e Marina Fumo, arte: Renan Betini e Sidney Vigo; apresentadores do Sbt Brasil: Carlos Nascimento, Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto. Apesar de ser um tanto superficial (já que poderiam explorar um pouco mais a questão), juntamente com outros vídeos e materiais podem ajudar a retratar este aspecto tão controverso do dia-a-dia da fronteira México e Estados Unidos. 19:32 minutos

Palavras-chave: México; Fronteiras; Coiotes; Migração ilegal; Deportação; Violência.


VÍDEO: “TV RECORD – FRONTEIRA MÉXICO / ESTADOS UNIDOS”

Sinopse:

Reportagem produzida pela Tv Record, que trata da questão da fronteira entre México e Estados Unidos, mais especificamente na região da Califórnia. Os perigos da travessia ilegal e as ações da polícia estadunidense é o destaque principal da reportagem. Pode ser utilizado para discutir a questão da imigração ilegal; do contraste entre regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas e das tecnologias utilizadas para combater a migração ilegal para os Estados Unidos. 09:49 minutos.

Palavras-chave: Migração ilegal; Fronteiras; Subdesenvolvimento; Coiotes; Violência.


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Rating: 5.0. From 3 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.