«

»

fev 23 2017

MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS

MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS. Escrito pela doutora Arlete Moysés Rodrigues e produzido pela “Editora Contexto”, a obra é uma excelente fonte de referência para trabalhos relacionados à “Geografia Urbana”.

Ele “parte de uma realidade indiscutível: morar é preciso. A partir disso, discute a questão da luta pela terra e pela moradia nas cidades, movimentos reivindicatórios, repressão e especulação urbana. Arlete Moysés Rodrigues, professora da UNICAMP, acredita que o direito a uma habitação é inerente ao ser humano, razão pela qual a moradia não pode ser tratada como um bem de capital como títulos ou ações. Texto engajado e envolvente, este livro é leitura recomendada para alunos, professores e demais interessados na realidade social urbana.” (texto da contracapa).

O livro está dividido em 05 capítulos onde são discutidos os temas: “A terra e a casa – capítulo 02”; “A terra como mercadoria – capítulo 03”; “A produção da casa-cidade – capítulo 04” e a “atuação do estado – capítulo 05”.

Para conhecer mais sobre a obra recomendamos a resenha de livro escrita por: Andreza Tacyana Felix Carvalho e Benevides Bonavides de Araújo, disponibilizado na revista “CAMINHOS DE GEOGRAFIA”, editada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Clique aqui para acessar!

Há alguns vídeos no youtube que podem ser usados para se conhecer um pouco melhor as ideias desta pesquisadora.

Debate: “O Problema da Moradia nas Cidades Brasileiras“; com Arlete Moysés (Parte 1/5)

Debate: “O Problema da Moradia nas Cidades Brasileiras“; com Arlete Moysés (Parte 2/5)

Debate: “O Problema da Moradia nas Cidades Brasileiras“; com Arlete Moysés (Parte 3/5)

Debate: “O Problema da Moradia nas Cidades Brasileiras“; com Arlete Moysés (Parte 4/5)

Debate: “O Problema da Moradia nas Cidades Brasileiras“; com Arlete Moysés (Parte 5/5)

II SIMEGER – Mesa Redonda 02 – parte 1 (participação da autora em mesa redonda no II Simpósio Internacional sobre Metropolização do Espaço, Gestão Territorial e Relações Urbano-Rurais, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.

O livro pode ser adquirido através de uma das lojas virtuais apresentadas no “Buscapé”. (clique aqui para acessar).

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *