dez 20 2015

O mundo do Cinema

ADORO CINEMA. Este é um site bastante completo sobre o mundo do cinema. Nele você terá informações completas sobre as produções cinematográficas, contando com um sistema de busca bastante completo.

O AdoroCinema está presente na grande rede mundial desde o ano de 2000. De lá para cá, muitas coisas aconteceram e aquele site que surgiu no dia 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira, tornou-se uma grande verdade. Iniciado como um hobby entre amigos, a qualidade das informações existentes nas primeiras centenas de fichas de filmes e personalidades rapidamente começou a formatar aquilo que viria a ser a marca registrada do site: credibilidade. Com o passar do tempo, não só as fichas, mas as notícias, os textos sobre filmes e as promoções também ganharam força junto aos leitores, que em 2001 já receberiam a primeira reformulação visual do site.” (Trecho de texto extraído da página: “sobre nós“).

Veja novidades do cinema (cinenews); colunas; críticas; notícias sobre atores, diretores; informação sobre festivais (Oscar, Globo de ouro, Framboesa de Ouro, G.P. Cinema Brasil, Festival de Gramado, Festival do Rio, dentre outros grandes festivais de cinema) ; promoções, etc. Vale a pena conferir.

Disponível em: http://www.adorocinema.com/

lineDividerCURTAGORA. “O site Curtagora é uma ação cultural da Interrogação Filmes em parceria com o site Mnemocine no objetivo de resgatar e manter uma rede de informações e recursos sobre a produção de filmes e vídeos independentes no Brasil – nos formatos de curta e média metragem – realizados durante as últimas duas décadas.

Lançado em novembro de 2000, o Curtagora possui um acervo com mais de 4.000 filmes cadastrados, constantemente acrescidos e atualizados. No Curtagora é possível consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, dar o seu voto, escrever comentários, ver fotos, assistir trailers e filmes online, indicar filmes para amigos, pesquisar filmografias, catálogo de profissionais e outros recursos inéditos dentro do panorama audiovisual brasileiro, podendo ser comparado a sites como o Internet Movie Data Base (IMDB), relativamente dentro dos padrões nacionais.

Integram nesta pesquisa produções em cinema (35mm, 16mm e Super-8) e vídeo (Betacam, DV, Hi-8, S-VHS, VHS, U-Matic), com duração máxima de 60 minutos e nos gêneros de ficção, documentário, experimental, animação, educativo, videoarte e videoclipe. O Curtagora também oferece seu espaço de divulgação para realizadores que queiram ter fotos e trailers online de seus filmes no site.

Ampliando sua tendência de formação audiovisual, o Curtagora também possui os seguintes canais: o Curtagora Livros sobre Audiovisual, uma abrangente catalogação de livros sobre a área audiovisual publicados no Brasil; e o Curtagora Parcerias, onde o Curtagora oferece seu conteúdo para diversos sites de todos portes gratuitamente. O Curtagora também apoia diversos festivais e mostras de cinema e vídeo em todo o Brasil.”  (Trecho de texto extraído da página: “sobre“).

Para quem curte cinema nacional, eis uma excelente opção. Conheça, pois vale a pena.

Disponível em: http://www.curtagora.com/

lineDividerO CRÍTICO: Críticas cinematográficas. Trata-se de um blog bastante interessante, editado por: Henry Alfred (Filósofo, especialista em Literatura e história. Neste espaço, o autor discute e apresenta críticas às mais variadas produções de cinema, bem como resenhas e outros tipos de artigos.

Este foi o primeiro blog que criei, em 2004, numa época em que havia acabado a faculdade, depois de ter me dedicado no curso de Filosofia a tentar entender o que era a Arte, de onde surgia e qual era o seu propósito, e quando eu acompanhava tudo sobre cinema, quais eram os lançamentos, os filmes nomeados ao Oscar e os ganhadores do Globo de Ouro.

Neste período, colaborei com vários sites de cinema e gosto de pensar que até era uma pequena autoridade no assunto.

Hoje, alguns anos mais tarde, já não assisto a tantos filmes nem vou tanto ao cinema. São muitas as coisas para se fazer, tantos blogs e trabalhos para tocar adiante, que às vezes me esqueço deste pequeno espaço para minhas opiniões sobre algo aquilo ao qual me dediquei um dia.

Tenho preferido assistir aos clássicos, e são tantos e tão bons que poderíamos passar nossas vidas apenas com eles. Inclusive, alguns merecem ser vistos várias e várias vezes.” (Trecho de texto extraído da página: “sobre o Crítico“).

Com certeza, para você que deseja conhecer um pouco mais sobre cinema ou discutir temas e enredos de grandes produções, este é o canal. Vale a pena visitar e colocar em seus favoritos.

Disponível em: http://criticadearte.blogspot.com.br/

lineDividerE-PIPOCA. Também, um excelente site sobre cinema, que reúne as notícias dos grandes filmes, bem como as novidades com o que esta chegando nas telas e nas locadoras de vídeo (físicas e virtuais).

“Considerado pela revista Info Exame o “IMDB brasileiro”, o e-Pipoca é o maior e mais influente site sobre cinema no país. Talvez o mais correto, a partir de agora, seria utilizar o termo mais moderno e abrangente audiovisual, uma vez que não falamos apenas daquilo que vemos no cinema. O e-Pipoca divulga e discute todos os formatos cinematográficos (produções de longa, média e curta-metragem), gêneros (infantil, comédia, drama, documentário), mas acompanha a carreira desses filmes em todas as mídias – que começa no cinema, chega ao mercado de home video e posteriormente à televisão. Aliás, há inclusive as chamadas produções “made for TV” – além de filmes, destacamos os seriados, minisséries e novelas. Para cada uma dessas produções ainda existe a trilha sonora, também fazendo parte de nosso conteúdo.” (Trecho de texto extraído da página: “sobre o e-Pipoca“).

Fundado em 1997 pelo jornalista e crítico de cinema Marcos Petrucelli, sob o nome de Guia Filmes, em 2000 o site passou a se chamar e-Pipoca. Foi a partir desse momento que a filosofia da abrangência do conteúdo audiovisual tornaria o site uma das fontes mais confiáveis sobre o assunto na Internet. Para tanto, possui uma equipe de colaboradores, profissionais da área jornalística, em várias partes do Brasil e do mundo. São notícias sobre filmes, desde o início das filmagens até o seu lançamento nos cinemas, e também sobre seus realizadores; os resultados comerciais dessas produções são “radiografados” nas bilheterias (Brasil, Estados Unidos, Mundo e Todos os Tempos); o site conta com um dos mais completos bancos de dados de filmes, contendo fichas técnicas igualmente completas (do diretor até os dublês, passando por fotógrafos, diretores de arte e equipes de efeitos especiais) e link relacionados que exibem diversos conteúdos: críticas, trailers, galerias de imagens, literatura, curiosidades.

Disponível em: http://epipoca.com.br/

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.