dez 12 2015

O Pianista (The Pianist)

pianistaEste filme é baseado na história profundamente dramática do músico Wladislaw Spilzman e sua família, que foram capturados pelos nazistas de forma bárbara e cruel. Desde cedo a música conseguiu amenizar o seu sofrimento, tal que só essa paixão e a ajuda de alguns amigos o deixaram sobreviver. Esta caminhada pela salvação é muitíssima bem filmada por Roman Polanski, amigo de Wladslaw, e talvez por também ele ter vivido este trágico episódio, a  filmagem surge com tamanha verdade.

Tendo como pano de fundo, a II Guerra Mundial, esta película deixa de lado a questão militar e aborda essencialmente o drama vivido pelo povo judeu desde o início da sua perseguição até o final da guerra. Com uma perspectiva diferente, o que é mostrado neste filme, é a humilhação e o desespero do povo judeu neste momento da História, sem por isso ser necessário entrar nos campos de concentração em que se focam muitos filmes do gênero.

Wladyslaw Szipilman, é um polaco cuja carreira de pianista está em próspera ascensão. Ele vê a sua vida alterada quando no início da ação ser judeu vira sinônimo de ser alguém indesejado e reduzido à categoria de nada. O pianista tenta continuar o seu dia-a-dia, mas a situação agrava-se quando a pressão sobre os judeus aumenta, através de decisões xenófobas que os obriga a distinguirem-se dos outros cidadãos utilizando-se da discriminatória faixa com a estrela de David; a verem reduzido o seu salário e bens alimentares; e a estarem confinados a um limitado espaço dentro da cidade de Varsóvia. A imensa pressão tanto é física como psicológica.

Adrien Brody agarrou este desfio e fez uma fantástica interpretação, num filme difícil, em que o personagem principal desencadeia toda a ação e aparece muito tempo sozinho em cena. Através da expressão corporal, do carisma e de uma excelente representação, Brody toca a alma de qualquer espectador com esta grande interpretação de um sobrevivente do outro lado do holocausto.

A seguir o trailer oficial do filme:

Indicado pelos geógrafos Igor Moreira e Elizabeth Auricchio, em seu livro didático “Construindo o espaço mundial” (veja bibliografia abaixo), este título cinematográfico, representa um modo interessante e eficiente de entender a guerra que mudou o mundo: olhando cerca de sessenta anos atrás. Para conhecer mais detalhes sobre este filme ( curiosidades, imagens, premiações, etc), o site Adorocinema, é uma boa opção. Clique aqui e conheça mais sobre esta obra cinematográfica.

Para adquirir este DVD, você poderá utilizar o MERCADO LIVRE. Clique aqui para realizar o seu pedido.

MOREIRA, Igor Antonio Gomes; AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008. (Construindo o espaço mundial – 8ª série).

Ficha Técnica:

O PIANISTA (Le pianiste). Direção: Roman Polanski. Com: Adrien Brody (Wladyslaw Szpilman) e grande elenco. França, 2002. Gênero: Drama. Duração: 148 minutos.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.