dez 23 2013

O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)

ryanEste é um filme de 1998 da Paramount Pictures, dirigido por Steven Spielberg. Seu ponta pé inicial é o dia 6 de Junho de 1944, o famoso “Dia D”, onde o Capitão John Miller (Tom Hanks) tem a missão de desembarcar na praia de Omaha e livrá-la dos alemães para que as tropas aliadas possam usá-la como ponto de entrada para a guerra.

Depois de muitas mortes, John Miller consegue tomá-la, mas não sem perder quase todo seu pelotão, do qual só restaram seis soldados : Soldado Reibben (Edward Burns), Sargento Horvath (Tom Sizemore), Soldado Caparzo (Vin Diesesl), Soldado Mellish (Adam Goldberg), Soldado Jackson (Barry Pepper), Médico Wade (Giovanni Ribisi). Ao mesmo tempo nos EUA – Uma secretária percebe nos papéis de baixas de guerra que o sobrenome Ryan se repetia 3 vezes, logo encaminhou a papelada ao Chefe do Estado Maior, este lendo uma carta de Abrahan Lincon diz que vai salvar o quarto membro da família e trazê-lo de volta, mesmo sem saber se este ainda está vivo. 

A missão é entregue ao Capitão John Miller, como recompensa se conseguirem resgatar o Soldado James Ryan (Matt Damon) ele e seu pelotão ganham o direito de retornar à casa. Para isso, o Capitão John Miller recruta o Cabo Upham (Jeremy Davies), pois este era um ótimo tradutor, mas não tinha experiência em combates. No caminho o pelotão começa a questionar se é justo arriscar oito vidas, para salvar apenas uma e o Cap. Miller diz que se isso for preciso para voltar para casa ele o fará. 

De cidade em cidade o pelotão vai passando e procurando Ryan, sem muita sorte. Durante o caminho, acontecem baixas, o Soldado Carpazo e o Médico Wade morrem em lutas, essas baixas levam o pelotão a brigar entre si questionando se é justo o preço de uma vida. O que se segue, só você poderá conferir.

Indicado pelos geógrafos Igor Moreira e Elizabeth Auricchio, em seu livro didático “Construindo o espaço mundial” (veja bibliografia abaixo), este título cinematográfico, representa um modo interessante e eficiente de entender a guerra que mudou o mundo: olhando cerca de sessenta anos atrás.

Veja a seguir o trailer original (em inglês) deste filme:

Para conhecer mais detalhes sobre este filme (curiosidades, imagens, premiações, etc), o site Adoro cinema, é uma boa opção. Clique aqui e conheça mais sobre esta obra cinematográfica

Para adquirir este DVD, você poderá utilizar o MERCADO LIVRE. Clique no link a seguir abaixo para acessar o site. Clique aqui para realizar o seu pedido.

MOREIRA, Igor Antonio Gomes; AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008. (Construindo o espaço mundial – 8ª série).

O RESGATE DO SOLDADO RYAN (Saving Private Ryan). Direção: Steven Spielberg. Com: Tom Hanks, Eduard Burns, Tom Sizemore, Matt Damon, Jeremy Davies, Giovanni Ribisi, Vin Diesel, Ted Danson e grande elenco. EUA, 1998. Gênero: Drama de Guerra. Duração: 169 minutos.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.