«

»

dez 05 2013

Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade (S. S. Gamboa)

gamboa2Este livro discute a controvérsia quantidade/qualidade na pesquisa educacional. A perspectiva da análise apresentada nesta obra, remete a discussão das técnicas e métodos quantitativos e qualitativos para o âmbito das teorias da ciência e das epistemologias.

Entretanto, mesmo remetendo-se à concepções de ciência diferenciadas, alerta-se para o risco de se cair num outro dualismo, ou “dicotomia epistemológica”, entre os modelos empírico-analíticos de ciência e as abordagens fenomenológico-hermenêuticas, excluindo terceiras opções, particularmente aquelas que buscam a síntese dialética: qualidade-quantidade.

Para quem se inicia na pesquisa, assim como para os mais experientes, as opções técnicas e metodológicas são motivo de indecisões, ainda mais quando as controvérsias entre as técnicas quantitativas e qualitativas seguem preocupando não somente os especialistas, mas especialmente aqueles que se defrontam com a formação dos pesquisadores. Nós, autores, esperamos oferecer algumas luzes, contribuindo para a recupertação histórica da controvérsia, a explicitação das principais diferenças entre os chamados “paradigmas quantitativos” e “paradigmas qualitativos”, assim como apontando alguns motivos pelos quais o emprego de tais paradigmas se transformou em um falso conflito. Apresentamos também alguns esforços no sentido de superar essa dicotomia, alertando para o risco das saídas ecléticas, entendidas por nós como falsas soluções para o falso dualismo quantidade-qualidade“. (GAMBOA, 1997. Pg.7).

Há um resumo desta obra, chamado: “Resuminho do livro Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade”, que pode ser acessado na página: http://pt.scribd.com/doc/14129721/Resuminho-do-livro-Pesquisa-Educacional-quantidadequalidade

Para adquirir este livro, você poderá utilizar uma das lojas virtuais categorizadas pelo site: BUSCAPÉ.

Clique aqui para acessar o site

Publicações relacionadas

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *