out 13 2013

Resenhas: introdução…

resenhaQuando resenhamos, fazemos uma relação das propriedades de um objeto, anotamos nesta resenha os aspectos mais importantes deste objeto e descrevemos as circunstâncias que o envolvem.

Neste sentido, podemos resenhar qualquer acontecimento real (como uma exposição, uma feira de negócios, etc) ou textos e obras culturais (um filme, um romance, entre outros). Escrita de forma simples e não muito extensa, a resenha oferece ao leitor(a), uma visão ampla do conjunto que envolve o objeto em estudo.

Com o intuito de produzir textos curtos, com o máximo de informações possíveis sobre uma obra, nos propomos a apresentar neste post (e nos próximos desta categoria), resenhas de artigos, textos e livros.

Caso você goste deste tipo de trabalho, envie sua sugestão, que teremos o maior prazer em publicá-la nesta seção.

A NATUREZA DO ESPAÇO:  Técnica e tempo, razão e emoção. Nesta resenha, publicada na Revista GEOgraphia, ano. 01, Nº. 01, 1999, o autor (Ruy Moreira), apresenta considerações às idéias de Milton Santos, com relação ao espaço, baseando suas considerações nas obras: “Por Uma Geografia Nova” (da crítica da geografia a uma geografia crítica) – 1978; “A Natureza do Espaço” (técnica e tempo. razão e emoção) – 1996; “Metamorfoses do Espaço Habitado” (fundamentos teóricos e metodo-lógicos da geografia) – 1988; “Pensando o Espaço do Homem” – 1982; “Espaço & Método” – 1985; “Técnica, Espaço,Tempo” (globalização e meio técnico-científico e informacional) – 1994. Segundo Moreira, “fortemente influente nas pesquisas entre os geógrafos da chamada vertente humana, a teoria da ação de Milton atingirá cedo ou tarde aqueles que voltados para a chamada geografia física carecem da visão unitária dos próprios processos naturais, e ainda não descobriram-na na categoria totalizadora do lugar. Tal como Milton Santos a propõe e entende. Ao menos, oferece ao bom debate”. Clique aqui e acesse essa resenha.

PESSOAS DE RESULTADO: O uso dos sete pontos-chave. Nesta resenha do livro: “Pessoas de Resultado: os sete pontos chaves de quem se destaca”, de Luiz Fernando Garcia, o autor, João Paulo Meira Marinho, apresenta as principais conclusões da obra, que trabalha questões sobre empreendedorismo e qualidades de pessoas de sucesso. “O autor produziu um livro, muito prático, embasado em experiências vividas e em estudos feitos  principalmente  a  partir  de entrevistas.  Ele primeiramente  transmite  ao  leitor,  uma rápida revisão de sua vida no pensamento, de forma clara e nítida. A partir desse flashback, o individuo passa a reconhecer o que passou de maléfico e benéfico em sua vida. É a partir dessa revisão, que o leitor poderá traçar novos parâmetros para viver”. (Parte da resenha).  Clique aqui para ler a resenha.

O ATO DE PENSAR E A INFLUÊNCIA NA LINGUAGEM. Resenha do livro “Pensamento e Linguagem“, de Vygotsky, produzido por João Paulo Meira Marinho. No texto, o autor fala sobre uma teoria original e bem fundamentada do desenvolvimento intelectual. Sendo também uma teoria da educação. O livro discute os processos de pensar e as influências na linguagem. “Dividido em sete capítulos, aborda primeiro: a questão do problema (objeto) e o método, onde Vygotsky afirma que existem dois métodos de análise: o primeiro que analisa os todos psicológicos complexos em elementos componentes, ou seja, separando os componentes para estudá-los um a um. O segundo método (apontado pelo autor como o correto), analisa os todos psicológicos complexos, em unidades. Neste caso, os componentes conservam todas as características do todo, não podendo ser dividido”. (Parte da resenha). Clique aqui para ler a resenha.

DISCUSSÕES SOBRE O ESPAÇO: Passado e presente para a Geografia. Resenha produzida por João Paulo M. Marinho, extraída de parte do livro: “Geografia: Conceitos e Temas“, de Roberto Lobato Corrêa. O autor discute em seu texto os conceitos de espaço, considerando as diversas correntes do pensamento geográfico. Segundo ele a geografia como ciência social tem como objeto de estudo a sociedade, que para ser entendida utiliza-se de conceitos-chave como paisagem, região, espaço, lugar e território. “Este texto é riquíssimo, na apresentação da discussão à cerca do espaço mostrando as várias correntes de pensamento, desde a tradicional, até a mais moderna; devendo ser um texto obrigatório para os geógrafos, estudantes e demais interessados na temática. (Parte da resenha).  Clique aqui para ler a resenha.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.