dez 29 2015

Revistas Geográficas – II

GEOgraphia Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. É uma publicação voltada para estimular o debate do ensino, pesquisa e extensão, que tem por meta ser um canal aberto ao intercâmbio nacional e internacional entre os vários estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre a sociedade brasileira e o mundo.

Pretende-se assegurar além da produção dos docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação a presença de autores renomados da geografia brasileira e mundial.

Uma sessão permanente é dedicada aos clássicos, com o objetivo de estimular a leitura e o debate de suas obras. São disponibilizados textos completos das edições nº 01(1999) até a edição atual. 

Clique aqui e acesse.

CAMINHOS DE GEOGRAFIA. “Esta é uma Revista para divulgação da produção acadêmica e científica de Geografia e áreas afins, organizada e mantida pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. O formato eletrônico permite o seu acesso rápido e amplo, proporcionado pelas facilidades da Rede Mundial de Computadores (internet). Os resultados de investigações científicas e elaborações teóricas aqui publicadas se prestam a ampliar as oportunidades de acesso ao debate acadêmico para pesquisadores, professores e alunos de Geografia e demais interessados nas questões do desenvolvimento da sociedade humana e sua relação com o meio ambiente. São disponibilizados inúmeros artigos, desde o lançamento da revista em outubro/2000″. 

Clique aqui e acesse.

GEO CRÍTICA. CUADERNOS CRÍTICOS DE GEOGRAFÍA HUMANA. Esta revista passou a ser publicada bimestralmente, em 1976, pela editora Cátedra de Geografia Humana, da Universidade de Barcelona.

Os objetivos desta publicação, explícitos desde o primeiro número foram a crítica das concepções teóricas dominantes na Geografia, a utilização da ciência geográfica  como ferramenta crítica frente a realidade social e o desenvolvimento de uma outra forma de Geografia, fruto da criação coletiva e do diálogo. Trata-se de um site em espanhol, que apresenta inúmeros artigos disponíveis para leitura.

Para ver a lista de autores e colaboradores da revista, clique no link: Indice de autores y colaboradores (presente no topo da página, logo abaixo da logo). Para acessar uma lista de artigos disponíveis, clique no link: Indice de títulos (español/inglés) Também é possível visualizar uma lista com palavras-chaves dos 100 primeiros números (1976-1994). Para tanto, clique no link: Indice de palabras clave. Caso deseje conhecer o Conselho de redação da revista, clique no link: Consejo de Redacción. Além de tudo isso, na página principal, também são disponibilizados links para outras sessões de trabalhos:Scripta Vetera (Edición Electrônica de Trabajos Publicados sobre Geografia Y Ciências Sociales) e Biblio 3W  (Revista bibliográfica de Geografia Y Ciências Sociales). 

Clique aqui e acesse.

MERCATOR (ISSN: 1984-2201). Esta revista é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Ela visa funcionar como um canal de veiculação científico na Geografia Brasileira.

Trata-se de espaço privilegiado de divulgação de trabalhos científicos e de discussão de questões proeminentes para a sociedade, ciências naturais e ciências sociais, contribuindo no aprofundamento de questões relativas às dimensões regionais, nacionais e sua inserção no espaço global”. Através do link “Arquivos”, é possível acessar todas as edições já produzidas, a partir do ano de 2002 até a mais atual. De acordo com a página de apresentação da regista, “MERCATOR busca contribuir na divulgação de reflexões sobre temas da atualidade, tais como a questão ambiental, assentamentos rurais e modernização do campo, uso e conservação dos recursos naturais, questão urbana e processos de metropolização, dinâmica da natureza, movimentos sociais no campo e na cidade, turismo e transformação do litoral, problemática regional, geoprocessamento, globalização e desenvolvimento. Vale a pena conferir.

Clique aqui e acesse.

REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de geografia agrária. Esta revista foi criada em 2006, e está registrada sob o número ISSN:1809-6271. É uma publicação do grupo de pesquisadores de Geografia Agrária, cujos nomes foram discutidos e aprovados, em plenária, no XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária em Gramado (RS), novembro de 2004.

A revista é editada semestralmente e em caráter excepcional, poderá haver também números especiais. Sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos:

  1. publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia Agrária e áreas afins ou resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual;
  2. fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres;
  3. defender e respeitar os princípios do pluralismo de idéias filosóficas, políticas e científicas.

Clique aqui e acesse.

GEOGRAFARES – Revista do Departamento e do Mestrado de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). ISSN 1518-2002. O objetivo desta revista é contribuir para a reflexão dos geógrafos e servir como material de estudo em sala de aula.

Além disso, é desejo dos editores, que ela seja a ponte que estabeleça ligações diversas entre o continente da Geografia e os continentes dos outros domínios das Ciências Humanas e Naturais.

Por que Geografares? Ao verbo transitivo direto ‘geografar’, que significa descrever geograficamente, acrescentamos o ‘ES’ que nos lembra o Espírito Santo e, ao mesmo tempo, dá a ideia de pluralidade e de diversidade.” (Texto do editorial da revista nº 01/2000).

Clique aqui e acesse a revista.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.