jan 03 2016

Revistas Geográficas – III

REVISTA PARA ONDE!? ISSN 1982-0003. A Revista ParaOnde!? surgiu a partir de um desejo que foi sendo construído passo a passo pela Geografia e que se viabilizou junto ao Programa de Educação Tutorial (PET-GEOGRAFIA/UFRGS). Concretizou-se a antiga ideia de uma revista no curso de Geografia para veicular para pesquisadores, professores e alunos da Geografia e áreas afins, o conhecimento geográfico desenvolvido através das pesquisas, das experiências pedagógicas, das atividades de extensão. Foi com seriedade e muita coragem que o sonho se tornou realidade em 2007, com a edição comemorativa dos 60 anos do Curso de Geografia. Era o primeiro número da Revista eletrônica ParaOnde!?

Os artigos são avaliados por uma comissão científica reconhecida nacional e internacionalmente que, a cada número, solidifica os alicerces lançados em 2007 e fortalece o rigor científico da revista.ParaOnde!? representa uma inquietação, uma busca, o início de uma caminhada de conhecimento, de saber, de viver.

Em 2011 esta trajetória foi marcada, quando a ParaOnde!? passou a ser oficialmente a revista do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA que, tornou-se um forte alicerce na sustentação do conhecimento geográfico produzido e socializado. ParaOnde!? é, portanto, a expressão de algo que foi idealizado, pensado e estruturado no coletivo.” (Trecho extraído da página principal da revista).

Estão disponíveis para download todas as revistas, desde a nº 01 (julho/dezembro de 2007) até a mais recente.

Clique aqui e acesse a revista.

REVISTA GEOUSP: Espaço e Tempo. Esta revista é produzida pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP).

Em cada número lançado ao público em geral, e em especial aos geógrafos, professores, pesquisadores e estudantes da geografia brasileira, esta revista mantém uma preocupação constante de disponibilizar aos interessados as novas informações e conhecimentos produzidos, sobretudo pela geografia da instituição.

A Revista GEOUSP é, portanto, “um veículo de divulgação/comunicação, no qual o foco está centrado no princípio da democratização/socialização das informações produzidas individual ou coletivamente, no contexto de uma universidade pública dinâmica, muito produtiva e, acima de tudo, comprometida com a sociedade a que serve e com a nação onde se insere”. (Texto do editorial da edição nº 11/2002).

No site da revista, você pode conhecer mais sobre a obra, quais as normas para publicação e poderá também fazer download das mesmas.

Clique aqui para acessar a revista.

REVISTA GEOGRÁFICA VENEZOLANA (ISSN: 1012-1617) – esta revista é editada pelo Instituto de Geografía y Conservación de Recursos Naturales. Facultad de Ciencias Forestales y Ambientales. Universidad de Los Andes (Mérida/Venezuela).

Publica investigaciones en todos los aspectos de la ciencia geográfica y campos afines, bajo la modalidad de artículos. También se publican trabajos, en la sección de notas y documentos que, por el tema discutido y su tratamiento, son de interés científico. Igualmente revisiones bibliográficas. Todos los artículos son sometidos a por lo menos dos árbitros. Las opiniones son responsabilidad de los autores”. (Texto extraído da página: “Información general”, uma das páginas do site).

Clique aqui e acesse.  – (Site em Espanhol).

PAISAGENS EM DEBATE (ISSN 1809-6204). Esta revista é um projeto institucional sob responsabilidade do Grupo de Disciplinas e Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e de Laboratórios e Grupos de Pesquisa a ela relacionados.

A proposta da revista PAISAGENS EM DEBATE é constituir um canal de colaboração interdisciplinar para divulgar artigos abordando questões e temáticas referentes a paisagem e ambiente produzidos por pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas de conhecimento com interfaces nas questões da paisagem. Pretende ser um instrumento para subsidiar atividades didáticas e de pesquisa e sobretudo para tornar mais conhecidos os trabalhos e estudos técnicos e científicos, contribuindo para o debate do estado atual do conhecimento sobre as paisagens, conceitos e métodos de projeto e planejamento, das relações entre arte, paisagem e história”. (Texto extraído da página: “Editorial”, uma das páginas do site).

Estão disponíveis para download, os artigos referentes às revistas nº 01 (2003) até a nº 05 (2007). Através deste site, saiba ainda qual o histórico e os objetivos desta revista; quais as normas para publicação; através do link Encartes, tenha acesso aos Anais do VII ENEPEA/2004 (encarte01)Caderno de Resumos do VIII ENEPEA/2006 (encarte03), e muito mais.

Clique aqui e acesse.

GEOFOCUS: Revista Internacional de Ciência Y Tecnologia de la Información Geográfica (ISSN 1578-5157). Esta revista é publicada pelo Grupo de Tecnologia de Informação Geográfica, Madrid, Espanha. Prioritariamente, a revista trata de questões teóricas, metodológicas e técnicas sobre obtenção, tratamento, análise, difusão e utilização de informação geográfica.

En síntesis, cubre el campo que se califica de ciencia de la información geográfica, entendido como punto de encuentro entre el saber geográfico y las tecnologías de la información, cuyo maridaje está generando tan fértiles resultados, no sólo en el mundo académico, sino también, y sobre todo, fuera de él”. (Texto extraído da página: “Presentación”, uma das páginas do site).

Estão disponíveis para download, os artigos de todas as revistas já publicadas, a partir do nº 01 (de 2001) até a mais recente. Saiba ainda no site da revista, quais as normas para apresentação de artigos; como funciona o processo de seleção de artigos e contribuições; quem são os membros do conselho editorial e muito mais. 

Clique aqui e acesse. (Site em Espanhol).

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.