jan 04 2016

Revistas Geográficas – IV

GEOTRÓPICO (ISSN 1692-0791) – Esta é uma revista geográfica internacional eletrônica, publicada semestralmente pelo Grupo GEOLAT, com patrocínio parcial da Universidade de Córdoba, Montería, Colômbia.

É “dedicada a la difusión de estudios geográficos y afines relacionados con el espacio intertropical, seleccionados mediante evaluación por pares académicos. GeoTrópico se publica gracias a las ayudas de instituciones e individuos interesados en la promoción de la geografía y el desarrollo científico general de la región,  en especial del área latinoamericana”. (Texto extraído da página: “Presentación”, uma das páginas do site).

Estão disponíveis para download, através do botão: “arquivo“, os artigos das revistas volume 1 (2003) até a edição atual. Saiba quem são os membros do conselho editorial; quais são as normas para publicação e muito mais.

Clique aqui e acesse. (Site em Espanhol).

BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY (ISSN ONLINE: 2317-4692) – Esta revista é publicada pela Sociedade Brasileira de Geologia.

A Revista Brasileira de Geociências é um periódico trimestral com arbitragem, versão impressa e versão eletrônica de acesso aberto, que proporciona um meio internacional para a publicação de trabalhos científicos relacionados com todos os aspectos das Ciências Geológicas no território brasileiro, países da América do Sul e o Atlântico Sul, incluindo a Antártida.

A revista publica sobre mineralogia, petrologia, geoquímica, paleontologia, sedimentologia, estratigrafia, geologia estrutural, tectônica, neotectônica, geofísica aplicada à geologia, vulcanologia, metalogenia e depósitos minerais, geologia marinha, glaciologia, paleoclimatologia, geocronologia, bioestratigrafia, engenharia geológica, hidrogeologia, riscos geológicos, e sensoriamento remoto geológico, proporcionando um nicho para trabalhos interdisciplinares em geologia regional e na história da Terra.

Os manuscritos submetidos, que serão avaliados quanto ao seu conteúdo e originalidade, devem possuir apelo regional e devem apresentar material que tenha significância mais do que local. Artigos previamente publicados ou que estejam sendo submetidos simultaneamente em outras revistas não serão considerados.” (Texto extraído da página “submissões” da revista.)

Aceitando textos em Português, Francês, Espanhol e Inglês, a revista apresenta artigos; discussões; resenhas de livros; notícias de cunho geológico, etc.

Através do link: Edições anteriores, faça download dos artigos das revistas a partir do volume 20, (1990) até o volume atual.

Clique aqui e acesse.

SOCIEDADE & NATUREZA (ISSN:1982-4513)  Esta revista é publicada pelo Instituto de Geografia e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

A Revista SOCIEDADE & NATUREZA, sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos: publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia e áreas afins ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual; fomentar o intercâmbio de experiência em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres; defender e respeitar os princípios do pluralismo de idéias filosóficas, políticas e científicas”. (Texto extraído da página: “Sobre a revista/foco e escopo”, uma das páginas do site).

Para publicar nesta revista, saiba quais as diretrizes para o autor; conheça a equipe editorial deste periódico; através do link: Edições anteriores, faça download dos artigos das revistas a partir do volume 16, nº 30 (2004) até a mais atual. 

Clique aqui e acesse.

REVISTA TERR@ PLURAL (ISSN 1982-095X) –  Publicação do Programa de Mestrado em Gestão do Território – UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR).

Esta revista tem como missão: “publicar artigos científicos relacionados à área de Gestão do Território que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico deste campo de saber. Além disso, visa estimular o debate acadêmico daqueles que atuam na temática e ampliar as relações com profissionais de outras regiões do Brasil e do exterior, através do alcance da mí­dia eletrônica. A revista é uma publicação semestral e é composta pelas seções de artigos e resenhas.” (texto extraído da página “Foco e escopo”, uma das páginas do site).

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Estão disponíveis para leitura e download, os artigos das revistas Vol. 1 (nº01 de 2007) até a edição mais atual. 

Clique aqui e acesse.

REGA – Revista de Gestão de Água da América Latina (ISSN 1806-4051) – Esta revista é uma proposta do GWP Global Water Partnership da América do Sul e conta com a parceria de várias entidades nacionais e regionais na área de recursos hídricos, sendo que entre elas está a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

Os objetivos da revista são de divulgar o conhecimento adquirido nas Américas sobre a Gestão Integrada de Recursos Hídricos. Considera-se importante a troca de informações entre os diferentes atores na área de recursos hídricos: técnicos, decisores de governo e instituições privadas, membros de comitê e agências de bacias, usuários de águas, etc.  Os principais aspectos enfatizados são os seguintes: – resultados comparativos e experiências sobre políticas  públicas em recursos hídricos; – estudos sobre a cadeia  produtiva dos diferentes setores de recursos hídricos; – gerenciamento integrado dos recursos hídricos dentro de uma  visão interdisciplinar; – aspectos institucionais e de gestão de recursos hídricos e meio ambiente; – setores usuários da água e impactos sobre a sociedade.” (Texto extraído da “Apresentação/Editorial” da Revista Vol. 01, nº 01-2004). 

Clique aqui e acesse.

REVISTA AMBIENTE E SOCIEDADE (ISSN: 1809-4422 versão online) – Esta revista é publicada quadrimestralmente pela ANPPAS-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, que contribui na área de conhecimento produzida pela interface entre as questões do Ambiente e Sociedade, tendo como foco o conceito da interdisciplinaridade

” A Ambiente & Sociedade publica trabalhos científicos de colaboradores nacionais e internacionais, mediante pareceres emitidos por assessores ad hoc.

A revista iniciou suas atividades em 1997, como fruto de uma articulação interinstitucional de pesquisadores de uma área de conhecimento ainda incipiente naquele momento, a interface entre as questões do Ambiente e as Ciências Sociais. Até 2010 o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da Unicamp foi responsável pelo suporte administrativo. A secretaria editorial e os editores executivos estão sediados no Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM-USP). A partir de 2011 a ANPPAS assumiu a responsabilidade editorial.” (Texto extraído da página: “sobre esta revista”, uma das páginas do site).

Saiba quais as normas para publicação; qual o corpo editorial e muito mais sobre esta revista.

Clique aqui e acesse.

FINISTERRA: REVISTA PORTUGUESA DE GEOGRAFIA (ISSN: 0430-5027) – Esta “é uma revista portuguesa consagrada a estudos geográficos ou matérias afins, grande parte dos quais no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, cuja edição se iniciou em 1966, por iniciativa do Professor Orlando Ribeiro. Esta publicação do Centro de Estudos Geográficos foi inicialmente dirigida por Orlando Ribeiro, Suzanne Daveau e Ilídio do Amaral, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde então, tem tido uma publicação ininterrupta de dois números por ano, permitindo manter uma frutuosa permuta com mais de duas centenas de organismos de investigação e bibliotecas públicas de todo o mundo. Ao longo da sua existência a Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia impôs-se como um instrumento de divulgação da produção científica mais recente no domínio da Geografia universitária. Constituindo um meio de difusão da investigação junto de jovens, de professores e de técnicos, é consultada não só por investigadores de universidades portuguesas e estrangeiras, mas também por professores dos primeiro e segundo ciclos, por alunos de Geografia de todo o país e por técnicos das autarquias locais.” (Texto extraído da página: “Apresentação”, uma das páginas do site).

Conheça mais detalhes sobre esta revista; a Ficha técnica; as normas para publicação e muito mais. Através do link: índice, é possível fazer download de artigos da Revista nº 01 (Vol. 01 – 1966) até a revista atual. 

Clique aqui e acesse.

REVISTA DE GEOGRAFIA (ISSN: 0104-5490 – Versão Impressa). A Revista de Geografia é uma publicação científica do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que publica artigos científicos, revisões bibliográficas, resenhas e notas referentes a Geografia e áreas afins.

Cada artigo apresentado à revista para publicação, será avaliado no mínimo por dois conselheiros científicos, ou se a temática impuser com participação de consultores ad hoc (avaliadores externos), com base nos quais o Comitê Editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações. No caso de pareceres conflitantes, o encaminhará a um terceiro conselheiro ou avaliador externo que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica.  Os artigos submetidos deverão ser inéditos. A critério da Comissão Editorial, serão aceitos trabalhos já publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista onde o seu artigo foi originalmente publicado”. (Texto extraído da seção de apresentação da revista).

Por se tratar de um veículo de divulgação livre, é possível acessar gratuitamente as edições anteriores (a partir da nº 22 de 2005) até a atual). Vale a pena conferir.

Clique aqui e acesse esta revista.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.