jan 03 2016

Revistas Geográficas – V

atelie

REVISTA ELETRÔNICA ATELIÊ GEOGRÁFICO (ISSN: 1982-1956). A revista Ateliê Geográfico tem o propósito de pensar geograficamente os lugares do mundo e os tempos dos lugares. Ela é uma uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)Universidade Federal de Goiás (UFG).

De acordo com o site oficial da revista: “O nome – Ateliê geográfico – pretende recuperar o sentido artístico da paisagem, valorizar a aventura dos viajantes e conceber que a “pintura geográfica” do momento atual requer disposições, instrumentos e ações cognitivas que utilizem o que o mundo conquistou. Neste caso, trata-se de interpretar a complexidade do espaço contemporâneo, os problemas estruturais que afligem a vida humana e geram uma disputa territorial nunca antes vista. Cabe, na atual ordem geográfica, descobrir novos modos de uso e de representação da natureza; a participação da cultura e de seus componentes na criação de identidades, subjetividades e territorialidades; as estratégias geopolíticas desenvolvidas por atores hegemônicos a partir da aglutinação de ciência, tecnologia, informação, economia e Estado”. Com este foco, esta revista vem contribuir significativamente para as discussões que envolvem o espaço geográfico. 

Clique aqui e acesse a revista.

rgaREVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA (RGA)  (ISSN: 1678-7226)Geográfica Acadêmica é uma revista eletrônica, cujo objetivo é publicar artigos científicos, de revisão conceitual e notas técnicas, relacionado aos temas: geomorfologia, pedologia, biogeografia, geografia humana, geografia urbana, climatologia, geografia agrária, sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Esta revista é aberta, não cobra qualquer tipo de taxa para submissão ou aquisição do material aqui divulgado, o material publicado pode ser copiado de forma inteira ou parcial desde que seja citada a fonte. É de inteira responsabilidade do autor(s) o conteúdo do artigo publicado na Revista Geográfica Acadêmica. Os artigos publicados são de direitos autorais da RGA” (texto extraído da página: sobre a revista). Através do link: edições anteriores, é possível fazer download dos artigos das revistas publicadas a partir do vol. 01, nº 01 de 2007. 

Clique aqui e acesse a revista.

geoufsmREVISTA GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA (ISSN: 2236 4994). Esta revista é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências – PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o objetivo de publicar Artigos, Resenhas e Notas Técnicas originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência Geográfica. São temas trabalhados nesta revista: Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional e Geografia e Educação. Clicando na opção: arquivos, é possível baixar os diversos artigos já publicados. 

Clique aqui e acesse a revista.

CAPA_REBEPv32n2_s4REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO (REBEP) (ISSN: 0102-3098 – edição impressa; 1980 5519 – online). Publicada pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais, esta revista foi criada em 1984 e se tornou o único periódico publicado no Brasil cujo principal objetivo é o de estimular e difundir a produção brasileira sobre demografia e população e desenvolvimento sustentável, assim como garantir o diálogo entre este campo e áreas afins.

No ano de 2005, a REBEP passou a integrar a rede SciELO, o que permitiu aumentar a disseminação do conhecimento publicado na revista, tanto no âmbito nacional como no internacional. A REBEP também está disponível na Scopus e indexada no SJR, assim como em outras bases de dados científicas.

A revista pretende ocupar um espaço didático e fornecer subsídios a orgãos públicos; essa pretenção prende-se, de um lado, ao crescimento das atividades de ensino no país, e, de outro, ao reconhecimento de que estamos tratando de uma dimensão fundamental a qualquer tentativa de se implantar, ampliar ou modificar a ação de políticas públicas, de um modo geral”. (Texto extraído da apresentação, da primeira edição da revista – vol. 1, nº 1/2, jan/dez-1984).

É possível fazer download dos artigos das revistas, desde 1984 até os dias atuais. 

Clique aqui e acesse a revista.

rbgREVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA (RBG) (ISSN: 2236-5664). A Revista Brasileira de Geomorfologia (RBG), é uma publicação da União da Geomorfologia Brasileira (UGB), fundada em 1996.

“A concepção da RBG foi sendo construída a partir de 1997 e publicada pela primeira vez em 2000, quando se deu o lançamento de seu primeiro número, durante o III Simpósio Nacional de Geomorfologia – III SINAGEO, realizado em Campinas (SP) na UNICAMP – Instituto de Geociências. Essa primeira edição foi composta de artigos de autores convidados, considerados expoentes da Geomorfologia brasileira. As demais edições contaram sempre com artigo de um, ou mais, autor(es) convidado(s), de natureza mais abrangente (em geral de revisão ou de inovação teórica ou metodológica), além de artigos enviados espontaneamente pelos autores. A proposta inicial era de edição semestral, mas a mesma só foi viabilizada a partir de 2005”.

Através do link: Edições anteriores, é possível fazer download de todos os artigos desde a edição nº 01/Ano 01/2000 até a edição mais atual. Além disso, no link: Textos clássicos, é apresentado alguns artigos fundamentais como “The Geographical Cycle (1899)” de William M. Davis

Clique aqui e acesse a revista.

geosulREVISTA GEOSUL (e-ISSN: 2177-5230). Criada em 1986, esta revista têm como objetivo, publicar e divulgar as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) /(Departamento de Geociências).

Consolidou seu papel como veículo de âmbito nacional, publicando também artigos de pesquisadores de outras instituições nacionais e do exterior. É filosofia da Revista apresentar em cada número entrevista ou depoimento de profissionais de renome, construindo assim o resgate da trajetória da geografia nacional e internacional. A Revista também publica os resumos das dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação”. (Texto extraído da página de aresentação da revista).

Através do link: Edições anteriores, é possível fazer download de todos os artigos já publicados (a partir do nº 01 de 1986, até os dias atuais. 

Clique aqui e acesse a revista.

actaREVISTA ACTA GEOGRÁFICA (ISSN-edição impressa: 1980-5772; ISSN-edição on-line: 2177-4307). Esta revista é um periódico eletrônico semestral do curso de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR)/Instituto de Geociências, que visa contribuir na difusão do conhecimento geográfico e áreas afins. 

“A revista ACTA Geográfica aceita inscrições para publicação de trabalhos inéditos sobre geografia e áreas afins. São aceitos artigos encaminhados para publicação redigidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, desde que correspondam ao idioma original do(s) autor(es). A ACTA Geográfica possui quatro seções abertas para inscrições externas: artigos: resultado de pesquisa, teórica ou empírica; iniciação científica: resultado de pesquisas desenvolvidas por projetos de iniciação científica, juntamente assinada com o(s) professor(es) orientador(es); short communication: notas de pesquisa em andamento, registros/relatos de pesquisa de campo ou encontros científicos; resenhas: apresentação do conteúdo de livros, Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e filmes (podendo ter uma avaliação crítica)”. (Texto extraído da página: submissões).

Estão disponíveis para download (através do link: Edições anteriores), os artigos a partir da edição nº 01 (2007) até a atual. É necessário fazer um pequeno cadastro GRATUITO para visualização dos artigos.

Clique aqui e acesse a revista.

expression

REVISTA DISCENTE EXPRESSÕES GEOGRÁFICAS (ISSN: 1980-4148). Esta revista é um periódico eletrônico anual dos Estudantes do Departamento de Geociências (GCN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no qual participam estudantes (graduação e pós-graduação) e profissionais da Geografia e áreas afins.

A proposta é estimular a produção e a socialização de conhecimentos geográficos de forma plural. “A Revista traz a cada edição Artigos inéditos com temas pertinentes ao campo geográfico, Entrevista(s), Relatório(s) de Campo e Resumos de Monografias, Dissertações e Teses de Geografia e de áreas afins. Além destas seções permanentes, apresenta-se no Fórum de Debates discussões sobre Geografia e Comunicação, Relatos de Eventos e acontecimentos relacionados com a Geografia e uma Agenda atualizada de Eventos da Geografia e áreas afins”. (Texto extraído da página de apresentação da revista).

Através do site da revista, é possível acessar todos os sete números já produzidos. (De Junho de 2005 a Junho de 2011). Clique em “edições anteriores”, para acessar os números já produzidos; saiba como publicar em “normas para publicação”. 

Clique aqui e acesse a revista.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.