Trajetórias Geográficas (Roberto Lobato Corrêa)

tragetoriasEsta obra produzida por Roberto Lobato Corrêa é uma das grandes referências no estudo da Geografia, mais precisamente quando o assunto é espaço regional. Geralmente, exigida por programas de pós-graduação, trata-se da trajetória pessoal do autor, que teve como lugares de trabalho o IBGE, através do antigo Conselho Nacional de Geografia e de seu atual Departamento de Geografia, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona e pesquisa.

Estão presentes no livro, 14 artigos referentes a cinco temas ou trajetos percorridos por Roberto Lobato Corrêa. Nele são discutidos: redes geográficas; espaço urbano; região; espaço e empresa; espaço, tempo e cultura, etc. São textos teóricos e resultados de estudos empíricos, onde o Brasil como um todo, e a cidade do Rio de Janeiro e o Sudoeste, são abordados, além de apresentarem os trajetos metodológicos seguidos pelo autor, apresentando a pluralidade dos caminhos que os geógrafos podem seguir para a busca da compreensão da organização do espaço geográfico.

Sem sombra de dúvidas, é essencial para complementar o conhecimento geográfico, adquirido na academia e também para contribuir numa melhor compreensão dos mecanismos que interferem na (re) construção do espaço geográfico em suas diversas escalas. 

Características técnicas: Editora: BERTRAND DO BRASIL; 304 Páginas; 6ª Edição 2011

Há um resumo bem interessante sobre esta obra, disponível na página: “Biblio 3w. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales”, que pode ser acessada pelo endereço: http://www.ub.edu/geocrit/b3w-74.htm.


Para adquirir este livro, você poderá utilizar uma das lojas virtuais categorizadas pelo site: BUSCAPÉ.

Clique aqui para acessar o site.

Publicações relacionadas

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.