Neste texto, os autores: Ygo Mendes Pereira e Consuélber Pereira Soares apresentam uma breve análise da atividade turística na cidade de janaúba/MG.
Tendo em vista a otimização do espaço janaubense para o desenvolvimento do setor turístico, é apontado pelos autores, a necessidade de se identificar as dificuldades e a partir delas, desenvolver propostas para um desenvolvimento sustentável, questionando o destino e execução de investimentos no local.
“De acordo com Moreira 2005, a cidade de Janaúba se encontra no Norte de Minas Gerais à 15º50’19 de latitude Sul e 43°31’9 de longitude Oeste. Sua área é de 2.188,842 quilômetros quadrados. Serras mais importantes: Serra da Jaíba ao norte e as serras do Taquaril, Boa Vista, Morros do Chapéu, Agudo e Barreirinho ao Sul. O Rio Gorutuba, o Rio Verde Grande e Quem-Quem formam principal malha hidrográfica. Além disso, nota-se a presença de lagoas como Lagoa Grande, Tamandaré, Tapuia e Algodões.
É por essas e outras que apontamos o grandioso potencial turístico natural da cidade de Janaúba, por ser ela detentora de características naturais favoráveis. Considerando a grande represa, os dois projetos de irrigação e a área agricultável esse potencial dobra. O que apenas reforça o já em franco crescimento turismo de carnaval.
A cidade de Janaúba, bem como o Norte de Minas “está quase totalmente inserida histórica, física e cultural no panorama nordestino”, Carneiro 2005. Isso implica numa cidade de costumes apurados e diversificados por somar “uma cultura de raízes como base na colonização” (Silveira e Salgado, 2004) e na cultura negra.
Com quase 60 anos de emancipação*, a cidade vem promovendo, timidamente, uma evolução da atividade turística quase exclusivo no carnaval. Um desperdício do próprio potencial cultural. Como resolver esse problema de desperdício cultural, social e até mesmo econômico? Quais os empecilhos para o fluxo normal e saudável para a atividade em questão? E os atores, quem são?
Estas e outras questões poderão ser respondidas após um diagnóstico acurado de todo o município. Não se pode esquecer do planejamento devido que será proposto em seguida". (Parte do trabalho. Páginas: 2 e 3).
Continue lendo este texto bem interessante relacionado à "Geografia do Turismo".
Postar um comentário