Este artigo de autoria da Dra. Dirce Maria Antunes Suertegaray foi apresentado à revista “Scripta Nova - REVISTA ELECTRÓNICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES - Nueva serie de Geo Crítica. Cuadernos Críticos de Geografía Humana - Universidad de Barcelona”, ISSN: 1138-9788. Depósito Legal: B. 21.741-98, Nº 93, 15 de Julho de 2001.
"O presente artigo pretende realizar uma compreensão objetiva dos conceitos balizadores da ciência geográfica. Para isso trabalhamos com as categorias geográficas de espaço, território, paisagem, lugar e ambiente. O espaço geográfico é encarado como "uno e múltiplo". O objetivo final do artigo é construir um corpo referencial que expresse as possibilidades analíticas da Geografia, principalmente com relação à questão ambiental". (Trecho resumo do artigo).
São Palavras-chave deste artigo científico: espaço / território / paisagem / lugar / ambiente.
Segundo a autora, a ciência geográfica é uma área do conhecimento humano que desde sua autonomia sempre focou na busca por compreender a relação do homem com o meio natural (a famosa relação sociedade-natureza).
Para tanto, ela foi se contrapondo às demais ciências, pois seus objetos e classificações, acabaram individualizando-a nas Ciências Naturais e Sociais.
Surgiu assim um paradoxo (pensamento ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano) que acompanha a Geografia até os dias atuais, já que na medida em que a modernidade e a racionalidade foi se expandindo e constituindo-se a ciência moderna, o caminho foi levando à divisão, separação, compartimentação do conhecimento e a divisão entre as ciências naturais e as ciências sociais (a famosa dicotomia entre a Geografia Física e a Humana).
Clique no botão abaixo para ler o artigo:
Espero que você tenha gostado de nosso conteúdo.
Agradecemos se nos ajudar a divulgar e compartilhar esta informação!
Forte abraço e até a próxima!
É verdade. O Espaço Geográfico, objeto de estudo da Geografia pode ser considerado único, já que uma certa forma, todos estamos no espaço geográfico terrestre. Porém é múltiplo, pois há uma enorme quantidade de realidades presentes neste amplo Espaço. Parabéns por compartilhar esse artigo conosco.
ResponderExcluirMuito bem, Ricardo. Ficamos felizes pelo seu comentário. Obrigado.
ExcluirPostar um comentário