PALESTRAS DO VII SEMAGEO - UNILA - 2020

De 23/11 a 27/11 de 2020 ocorreu na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a VII SEMAGEO (Semana Acadêmica de Geografia). 

SEMAGEO 2020

Com o tema: "a Geografia como objeto de análise para o atual contexto territorial, geopolítico, ambiental, cultural e educacional da América Latina", o evento promovido pelo Diretório Estudantil Latino-Americano de Geografia - DELAGEO, enriqueceu o debate geográfico com diversas discussões de importância para os envolvidos com a ciência geográfica.

Apresentamos nesta postagem algumas das gravações das discussões realizadas para quem desejar ficar atualizado(a) sobre as novidades do mundo da ciência geográfica.

1. Atribuições de um geógrafo e o Projeto Pedagógico do curso de Geografia da UNILA

Mesa com a participação dos professores: Dr. Luiz Netto - UNILA: Formação, contribuições e espaços de trabalho do geógrafo; Ma. Marcella Gomes Esteves - UFOPA: Por que e como licenciatura em geografia? e Prof. Dr. Marcos Xavier - UNIFESP: Projeto Pedagógico de Curso - Geografia UNILA.

2. Sala 01 - Apresentação de trabalhos acadêmicos 

Nesta sala foram discutidos os seguintes temas: 1 - ENSAIO - OS ATAQUES E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS 2 - O PLANEJAMENTO URBANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA 3 - A COSMOGRAFIA GEOGRÁFICA E A IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA 4 - ANÁLISE DOS MARCOS CRONOLÓGICOS DO ECA PARA A ADOLESCÊNCIA A LUZ DA PSICOLOGIA: O PODER FAMILIAR E A MAIORIDADE PENAL 5 - A REFLEXÃO GEOGRÁFICA EM OUTRAS LINGUAGENS: GEOGRAFIAS POSSÍVEIS EM O CORTIÇO DE ALUÍSIO DE AZEVEDO 6 - A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE UM CONTEÚDO MONOGRÁFICO PARA A SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE 7 - A TRILHA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

3. Sala 02 - Apresentação de trabalhos acadêmicos 

Nesta sala foram discutidos os seguintes temas: 1 - A EMERGÊNCIA DOS CONTACT CENTERS NO RIO GRANDE DO NORTE: UM PONTO NODAL NA REDE DE TELEATENDIMENTO BRASILEIRA 2 - A ESPACIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP: OS CONJUNTOS HABITACIONAIS (1967-2020) E O PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA (2009-2019) 3 - A PRODUÇÃO (NÃO) HEGEMÔNICA DO ESPAÇO: UMA PERSPECTIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO REAL PODER POPULAR. 4 - ALTA DE PREÇOS DO ARROZ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DO AGRONEGÓCIO E DO CAMPESINATO 5 - ÁNALISE DAS LAVOURAS TEMPORÁRIAS E PERMANENTES NOS ANOS DE 1996 E 2017 NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAPÓ, ESTADO DO PARANÁ: RELAÇÃO COM A COLONIZAÇÃO E OS ASPECTOS FÍSICOS. 6 - AS RUGOSIDADES E O ESPAÇO BANAL DO ANTIGO CENTRO DE SOROCABA (SP): UMA BUSCA POR VALORES DE USO 7 - CAMPOS DOS GOYTACAZES E O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL COMO PRODUTOR DO ESPAÇO URBANO

4. Geocronologia de intemperismo: datação do relevo

Palestra com o Dr. Marcel Hideyuki Fumiya onde é abordado os princípios básicos sobre geocronologia de intemperismo via método 40Ar/39Ar e aplicação aos estudos de relevo voltado à modelos clássicos de evolução da paisagem.


5. Queimadas no Brasil: impactos globais e regionais

Mesa de discussão com os professores: Dr. Cristovão Henrique - UFAC: A Geoeconomia da Amazônia Internacional no século XXI: Das cinzas ao colapso socioambiental; Jocilene Dantas Barros, (Pesquisadora-bolsista do LADIS/DIIAV/INPE): Geotecnologias para análise de impactos e construção de indicadores sobre o tema Queimadas e Prof.ª Dra. Onélia Carmem Rossetto: Impactos Socioambientais dos Incêndios Florestais no Pantanal Brasileiro.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem